Numa organização do Secretariado de Reformados, no passado dia 25 de Setembro, um grupo de cerca de 50 associados e acompanhantes participaram num evento multifacetado:

Assim, partindo de Viseu de manhã bem cedinho, em autocarro, foram sendo recolhidos os passageiros nos restantes pontos de embarque, uma ligeira paragem em Leiria e depois seguindo rumo a Lisboa.

A primeira proposta do passeio foi atravessar a ponte Vasco da Gama, desfrutando lá do alto dos seus 150m de altura e durante os 17km da sua extensão, do panorama proporcionado por ambas as margens do estuário e pela Reserva Natural do Tejo.

Chegados à outra margem, no Samouco, efectou-se uma travessia no sentido Leste – Oeste da península de Setúbal, que levou até à zona de Almada, onde se acedeu à Ponte 25 de Abril, que permitiu uma vista privilegiada e pormenorizada de toda a zona ribeirinha de Lisboa, lá de cima dos 190m da cota da ponte.

Paragem para almoço livre, e logo a seguir porque tardava, retomado o caminho em direcção a Vialonga, para visitar a unidade industrial do Sociedade Central de Cervejas.

Lá chegados, foi o grupo recebido pela Dra. Paula Portugal, Relações Públicas da empresa, que proporcionou uma longa e detalhada visita guiada por todas as fases do processo produtivo do ciclo da cerveja, desde a selecção dos maltes e cevadas até à sua embalagem e expedição.

Terminou com uma visita ao Museu da Fábrica e culminou numa parte muito saudada pelos participantes: degustação de diversos produtos fabricados e distribuídos pela Central de Cervejas, com especial enfoque nestas mesmas.

Faltava ainda a parte crucial do dia, e para isso dirigiu-se o grupo para Almeirim, onde no Restaurante o Forno foi servido um aprimorado lanche ajantarado, que a todos preparou para a parte que faltava do programa: o regresso aos seus lares.