Apresentação

O Sindicato dos Bancários do Centro, maior e mais forte sindicato da região centro, é uma Associação Socio-profissional para trabalhadores bancários que exerçam a sua actividade nas Instituições de Crédito, Para-bancárias ou similares, Públicas ou Privadas, na sua área de intervenção, que compreende os distritos de Coimbra, Leiria, Viseu e Guarda.

Uma Instituição sindical sólida e sustentável que gere um orçamento anual superior a 13 milhões de euros e conta com cerca de 5.000 associados.

Com o propósito de promover um sindicalismo de qualidade, prestando assistência médico-social aos seus associados e familiares, através dos seus serviços especialmente criados para esse efeito e denominado por SAMS – Serviços de Assistência Médico-Social, e pelo estabelecimento de múltiplos protocolos e parcerias com o SNS – Serviço Nacional de Saúde e outras entidades que desenvolvem diversas complementaridades para suprirem diversas necessidades, o Sindicato dos Bancários do Centro tem a sua sede em Coimbra, bem como Delegações Regionais em Leiria, Viseu e Guarda. Tem ainda Postos Clínicos próprios em Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Caldas da Rainha e Figueira da Foz.

É, conjuntamente com o Sindicato dos Bancários do Norte – SBN, o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas – SBSI, o Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal – SISEP e o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Seguradora – STAS, sindicato fundador da FEBASE, Federação de Setor Financeiro, associação de sindicatos filiados na UGT que representam trabalhadores do sector financeiro e, embora tendo a sua Sede em Lisboa, exerce a sua actividade em todo o território nacional.

Filiado na UGT de Portugal e na UNI (Federação Sindical Internacional da área de Serviços), o Sindicato dos Bancários do Centro tem vindo a simplificar processos e agilizar procedimentos, bem como a adoptar as novas tecnologias para a sua gestão e organização, mostrando-se, assim, preparado para os desafios do futuro!
 

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover a defesa e melhoria das condições de trabalho, da qualidade de vida e dos direitos laborais dos trabalhadores bancários, através de um sindicalismo de qualidade, e prestar uma assistência médico-social de excelência aos seus associados e familiares, nos distritos de Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Visão

Ser um sindicato de referência nacional, reconhecidamente próximo dos seus associados, que fomenta a consciência de classe e com o melhor subsistema de saúde para os seus beneficiários.

Valores

  • Valorização das pessoas;
  • Actuação sindical ética, responsável, com honestidade e profissionalismo;
  • Incentivo de práticas de cidadania e responsabilidade social;
  • Valorização da diversidade;
  • Promoção dos valores colectivos, da igualdade, liberdade e solidariedade

 

Organização

A área da Sindicalização, das Relações Externas Nacionais e Internacionais, dos Tempos Livres, do Pessoal, da Informação, da Formação, dos SAMS, da Negociação Colectiva, do Atendimento aos Sócios e Beneficiários, da Comunicação (Sindical/SAMS), do Apoio ao Pelouro Administrativo, do Pelouro Administrativo e o Pelouro Financeiro, são geridos pela Comissão Executiva nomeada pela Direcção. Ao nível dos SAMS, a Comissão Executiva nomeada pela Direcção delegou no Conselho de Gerência a sua gestão.

O SBC é composto pelos seguintes Órgãos Centrais:

  • A Assembleia Geral;
  • O Conselho Geral;
  • A Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Geral;
  • A Direcção;
  • O Conselho Fiscalizador de Contas;
  • O Conselho Disciplinar.

 

História

A história do Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) tem o seu início em 25 de Fevereiro de 1935, data em que são aprovados os seus estatutos e assinado o respectivo alvará pelo então Subsecretário de Estado das Corporações e Previdência Social, Pedro Teotónio Pereira, assumindo a designação de Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Coimbra (SNEBDC).

Com uma vasta e rica história na luta pela defesa dos Trabalhadores Bancários, dos seus direitos e interesses, melhoria das condições laborais e na prestação da assistência médica e social, ao longo da sua existência, o SBC afirma-se como o maior e mais forte sindicato da zona centro do país.

Marcos na história do SBC: