Sindicatos da UGT congratulam-se com manutenção dos postos de trabalho no NB
O grupo francês BPCE, que adquiriu o Novo Banco (NB), deixou claro que não pretende reduzir o quadro de pessoal na instituição portuguesa. MAIS, SBN e SBC ficaram mais tranquilos, mas, não obstante, solicitaram já reuniões urgentes ao ministro das Finanças e à administração do Banco.
O maior acionista do NB, a Lone Star Funds, assinou este mês um Memorando de Entendimento para a venda da sua posição acionista ao BPCE, o segundo maior grupo bancário francês e o quarto maior da Europa.
LER MAISPrémio de antiguidade: Sindicatos recorrem ao Constitucional
O Supremo Tribunal de Justiça decidiu a favor dos bancos na forma de contagem do tempo para o pagamento do prémio, mas MAIS, SBN e SBC vão recorrer para o Tribunal Constitucional.
Considerou o Supremo que o prémio de antiguidade vencido com a entrada em vigor do atual ACT deve ser pago proporcionalmente por cada período, ou seja, sobre o número de anos de cada um dos períodos, não dando, assim, razão ao que os Sindicatos da UGT têm vindo a defender.
LER MAISSindicatos da UGT exigem aumentos na Parvalorem e na Imofundos
A administração das duas empresas informou os trabalhadores de que não haverá revisão salarial em 2025. SBC, MAIS e SBN não aceitam a decisão e solicitaram uma reunião com urgência.
LER MAISHonremos o 1.º de maio!
Mensagem da Presidente do SBC, Helena Carvalheiro, por ocasião da celebração do Dia do Trabalhador
LER MAISBanca devolve os 125 euros da meia-pensão
As instituições de crédito (IC) já estão a devolver aos bancários reformados os 125 euros da meia-pensão indevidamente deduzidos.
A maioria dos bancos está finalmente a regularizar o pagamento em falta relativo à meia-pensão, ou seja, os 125 euros deduzidos indevidamente a alguns bancários reformados aquando do processamento da verba em 2023.
LER MAISIFAP: Tribunal Central dá razão aos Sindicatos da UGT
O Tribunal Central Administrativo do Sul revogou a sentença do tribunal de 1.ª instância e determinou o prosseguimento do processo que opõe MAIS, SBN e SBC ao IFAP quanto ao direito dos trabalhadores do Instituto à adoção do ACT do Setor Bancário.
O caso remonta a o D.L. n.º 19/13, de 06.02, que afastou a aplicação do ACT do Setor Bancário aos trabalhadores do IFAP, passando a aplicar-lhes o regime da função pública e contrariando assim a prática de anos.
LER MAISConvocatória para Conselho Geral do SBC
Convocatória para o próximo Conselho Geral do SBC, a ter lugar dia 22 de Abril de 2025.
LER MAISSalários e pensões atualizados em abril
Algumas instituições só processam os aumentos de salários e pensões de reforma após a publicação no BTE do acordo de revisão do ACT do Setor Bancário. É o caso do Barklays, do BBVA, da UNICRE e da Farmafactoring, que vão fazer as atualizações respetivas este mês.
Embora a maioria das Instituições de Crédito (IC) processe as atualizações salariais logo após a assinatura do acordo entre as partes, outras há que só o fazem após a publicação da revisão do ACT do Setor Bancário no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE).
LER MAISEx-BNU: CGA atrasa atualização das reformas
Com total desprezo e insensibilidade pelas dificuldades dos reformados do ex-BNU, a Caixa Geral de Aposentações atrasa a atualização das pensões de 2024 e 2025 para maio, recusando a solicitação dos Sindicatos da UGT para que o processamento fosse feito em abril.
Preocupada somente com o cumprimento estrito das suas regras e absolutamente indiferente ao bem-estar e condições de vida daqueles que vivem das suas pensões, a Caixa Geral de Aposentações (CGA) negou-se a acelerar os procedimentos para que os reformados do ex-BNU possam receber o aumento das pensões já no próximo mês.
LER MAISMontepio aborda trabalhadores para alterar acordos de cedência
O Banco está a contactar os trabalhadores cedidos ao Montepio Serviços, ACE, para alterar os acordos de cedência ocasional, sem lhes dar qualquer explicação.
Em junho de 2023 o Banco procedeu à criação da Montepio Serviços, ACE e, através de acordos de cedência ocasional, envolvendo os representantes dos trabalhadores no processo, procedeu à cedência de trabalhadores de uma instituição para outra.
LER MAISNovobanco propõe reformas antecipadas
O SBC aconselha os trabalhadores contactados a consultarem os Serviços Jurídicos antes de tomar uma decisão sobre a matéria.
LER MAISSeguro complementar de saúde Millenniumbcp/Médis
As Direções do SBC, Mais Sindicato e do SBN foram informadas de que o Millenniumbcp, em parceria com a seguradora Médis, negociou um seguro complementar de saúde. Nenhum destes Sindicatos teve qualquer participação, direta ou indireta, nessa negociação.
LER MAISEx-BNU: mudança de procedimentos da CGA atrasa atualização das reformas
Enquanto a revisão do ACT do Setor Bancário relativa a 2024 e 2025 não for publicada no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), os reformados e pensionistas do ex-Banco Nacional Ultramarino (BNU) não terão as suas pensões atualizadas, ao contrário da prática estabelecida. Os Sindicatos da UGT estão a envidar todos os esforços para que a situação seja resolvida tão cedo quanto possível.
Os reformados do ex-BNU estão revoltados por as suas pensões ainda não terem sido atualizadas, apesar de a revisão do Acordo Coletivo de Trabalho do Setor Bancário para 2024 e 2025 já ter sido acordada pelos Sindicatos da UGT a 27 de novembro. Recorde-se que desde a fusão do Banco na CGD em 2001 manteve-se a este grupo a aplicação dos valores percentuais negociados no ACT.
LER MAISSindicatos da UGT e Montepio chegam a acordo na revisão salarial
Sob a égide da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), SBC, MAIS e SBN chegaram a um acordo de princípio com o Montepio sobre a revisão salarial para 2024 e 2025.
LER MAISBCP e Sindicatos da UGT acordam 2,5% de aumento para 2025
Os Sindicatos dos Bancários da UGT – Mais Sindicato, SBN e SBC – e o Grupo BCP aceitaram a proposta de mediação da DGERT, concluindo os processos de revisão salarial para 2024 e 2025.
Depois de um longo processo negocial entre estes Sindicatos e o Grupo BCP que, sob a égide da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) do Ministério do Trabalho, incluiu o recurso à conciliação e a passagem à mediação, a revisão salarial para 2024 chegou ao final contemplando, também, o ano de 2025.
LER MAISCrédito Agrícola: aumentos de 3,1% em 2024 e 2,6% em 2025
SBC, Mais e SBN chegam a acordo com as ICAM para revisão das tabelas salariais para 2024 e 2025.
LER MAISSBC, MAIS Sindicato e SBN: o sindicalismo exige seriedade
Não temos por hábito reagir a dislates provocativos ou discursos inflamados para desviar a atenção do que é realmente importante. Essa não é a nossa postura, nem nunca foi. Mas há situações que ultrapassam as regras do bom senso e até de um duvidoso excesso na rivalidade sindical.
Quando o antagonismo rancoroso atinge a honra, o bom nome e o trabalho sério e honesto desenvolvido ao longo dos anos em defesa dos bancários não podemos deixar passar em branco.
O recente comunicado do SNQTB exige uma resposta clara e frontal. Não reagir seria compactuar pelo silêncio com as mentiras ditas sem pudor e admitir erros que não cometemos. Os bancários merecem a verdade. Eles saberão distinguir a mentira da verdade, o trabalho realizado para eles dos fogos fátuos de um sindicalismo vazio.
LER MAISACT do Setor Bancário: Sindicatos da UGT acordam aumento de 2,5% para 2025
SBC, MAIS e SBN chegaram esta quarta-feira a um acordo de princípio com as IC subscritoras do ACT do Setor Bancário, no âmbito do processo de conciliação instaurado na DGERT sobre os aumentos salariais para 2024 e 2025.
LER MAISRevisão do AE do BdP: administração volta atrás
SBC, Mais e SBN chegaram a um acordo de princípio na revisão parcial do AE com o BdP, que altera posteriormente a redação da cláusula respeitante à dispensa no dia de aniversário.
LER MAISBanco CTT faltou à reunião de conciliação
Mostrando um total desrespeito pela lei e pelas instituições, o Banco CTT primou pela ausência na primeira reunião de conciliação com os Sindicatos convocada pela DGERT. MAIS, SBN e SBC vão solicitar uma nova reunião de conciliação.
A primeira reunião de conciliação do processo que opõe os Sindicatos da UGT ao Banco CTT foi agendada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) do Porto para dia 20 de novembro. Mas, para espanto de todos, o banco não compareceu.
LER MAIS