Realizou-se no passado dia 11 e 12 de Outubro na sede da UGT em Lisboa o XIX congresso do SBSI sob o lema “Derrubar barreiras construir futuro”, onde o Sindicato dos Bancários do Centro marcou presença como um dos principais parceiros.
O congresso ficou marcado pela forte adesão dos delegados e pelo elevado nível de participação, o que é um indicador de que o sindicalismo está bem vivo.
Rui Riso, presidente da direção do Sindicatos dos Bancários do Sul e Ilhas, abriu os trabalhos enaltecendo o que tem sido feito naquele sindicato em prol dos bancários e da sustentabilidade dos SAMS com medidas tendentes á racionalização de custos.
“um sonho de décadas” foi assim que Rui Riso se referiu ao projeto ambicioso de união dos quatro sindicatos e que o caminho a percorrer será feito com muita determinação e sentido de responsabilidade. Este deverá ser um desígnio da direção do SBSI que tudo fará para dar cumprimento ao programa eleitoral sufragado pelos sócios em Abril do corrente ano.
De seguida, o Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, na sessão de abertura do XIX congresso fez referência aos perigos dos radicalismos e enalteceu os princípios que devem orientar o sindicalismo, “o movimento sindical é um movimento solidário, de respeito pelos direitos humanos e direitos do trabalho” referiu Carlos Silva.
Lembrou ainda a tradição dos sindicatos no combate politico e os dirigentes do SBSI e do SBC presos pela PIDE nos anos 60, referindo-se a Daniel Cabrita e Teles Grilo.
Concluiu, dizendo "Importa continuar a reivindicar para os trabalhadores portugueses: melhores salários, melhor fiscalidade, melhores condições de vida e de trabalho. Porque importa em Portugal e na Europa valorizar os trabalhadores."
Seguindo-se à intervenção de vários elementos das organizações internacionais convidadas, procedeu-se à votação do Programa de ação apresentado pela Direção, que mereceu a aprovação por larga maioria, assim como à eleição dos membros das comissões Fiscalizadora de Contas e Disciplinar.
O dia seguinte estaria reservado ao XX congresso extraordinário, dedicado á discussão e votação da proposta de alteração dos estatutos do SBSI que visa o alargamento do âmbito profissional e geográfico que permitirá a fusão das estruturas sindicais. Os estatutos foram aprovados, com 122 votos a favor, 57 contra e 6 abstenções. O SBSI vai, assim, juntar-se ao Sindicato dos Bancários do Centro, ao Sindicato dos Seguros de Portugal e ao Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Seguradora para formar uma nova estrutura, a “Mais Sindicato”.
Foto: UGT Portugal