No que respeita à aquisição do EuroBic pelo Abanca, foi assumido perante os Sindicatos da UGT que os trabalhadores de ambas as instituições não têm razão para preocupações. MAIS, SBN e SBC vão continuar a acompanhar o processo.
MAIS, SBN e SBC reuniram-se com o EuroBic no dia 11 de setembro, na sequência da comunicação sobre a formalização da aquisição do Banco pelo Abanca. Atendendo à compreensível expetativa e preocupação dos trabalhadores face ao seu futuro profissional, estes Sindicatos pretenderam obter informações sobre o processo em curso.
Esta foi a primeira de diversas reuniões previstas com o intuito de acompanhar o desenrolar do processo a par e passo, concretizando assim o compromisso assumido pela Instituição de Crédito (IC) em julho.
Após a recente formalização da aquisição, está em curso a uniformização de processos e procedimentos, nomeadamente informáticos, entre as duas IC, que permanecerão independentes, segundo foi explicado aos Sindicatos.
Refira-se ainda que o Eurobic e o Abanca estão a acompanhar os trabalhadores e respetivas equipas para que o processo de transição ocorra de forma tranquila.
Diálogo
Tendo o Abanca menos trabalhadores do que o EuroBic – e face ao objetivo de alargar a sua implementação no setor bancário em Portugal – cumpre realçar o que foi dito aos Sindicatos na reunião e que estes reputam como o mais importante: “O capital humano é fundamental.”
Nesse sentido, afirmaram também que não há motivo para os trabalhadores estarem preocupados, pois reconhecem o mérito dos trabalhadores e esperam que continuem a fazer o que têm feito até agora – e têm-no feito bem.
MAIS, SBN e SBC sublinharam na reunião a importância de ser mantido o diálogo com os Sindicatos, para que em tudo o que possa vir a ter repercussões junto dos trabalhadores seja, a todo o momento, previamente analisado e informado, evitando qualquer tipo de instabilidade.
As Direções