O Choupalinho, na margem esquerda do Mondego, é uma zona conhecida pela sua beleza natural, árvores frondosas e com fáceis acessibilidades, o rio mantém ao longo de todo o ano um caudal estável o que permite manter uma população piscícola abundante, a conjugação de todos estes fatores fazem do Choupalinho um local de eleição para este tipo de competições.

O muito vento que se fazia sentir no início da prova deixava antever um jornada difícil e um problema acrescido para os pescadores, mas não foi suficiente para desmotivar participantes e não arrefeceu o espirito competitivo e a determinação de todos.

Cedo se percebeu que a competição seria aguerrida, como é aliás apanágio desta modalidade muito querida dos nossos associados. Após uma engodagem forte os primeiros exemplares começaram a entrar nos pesqueiros, primeiro nas “pontas” dos sectores e mais tarde nos restantes pesqueiros.

Alburnos e barbos foram as espécies mais capturadas, tendo alguns pescadores conseguido enganar tainhas de bom tamanho que fizeram toda a diferença na pesagem final. A pesca foi feita na sua maioria com a técnica “à francesa” com montagens discretas e fios de diâmetros muito reduzidos, tendo um ou outro pescador tentado a sua sorte com a pesca “à inglesa” que se revelou uma boa aposta com alguns exemplares de bom porte.

A prova terminou às 13:30, seguindo-se de imediato a pesagem sempre acompanhada com muita espectativa, pois em causa estava o apuramento do campeão e as diferenças eram escassas.

José Alves (NB) não deu hipótese à concorrência e não só ganhou o seu sector como se sagrou campeão regional de pesca de rio. João Agostinho (NB) venceu o outro sector e com uma recuperação assinalável assegurou também ele presença na final nacional da modalidade.

A todos o SBC congratula pela presença em mais um torneio interbancário de pesca de rio com uma menção especial ao Campeão José Alves e aos restantes finalistas apurados, com votos de que possam na final nacional atingir os desígnios a que se propõem e levar ao lugar mais alto do pódio a bandeira do SBC.

A classificação final do torneio ficou assim alinhada, sendo estes os representantes do SBC à final Nacional.

1º José Silva Alves (NB)

2º Rui Nunes (BPI)

3º João Agostinho (NB)

4º José Lapa Nápoles (BST)

5º Armando Veiga (NB)

6º Rui Prata (BPI)

7º Paulo Figueiredo (MBCP)

8º José Costa Pinto (BPI)

9º Manuel Barqueiro (CGD)

Veja AQUI as fotos da prova