Numa organização conjunta dos quatro Secretariados Regionais do SBC, realizou-se, nos passados dias 7 e 8 de Setembro mais um dos nossos passeios, com um ambicioso programa que nos iria possibilitar descobrir uma das cidades mais bonitas e emblemáticas do país de uma forma bem diferente, e contando com mais de meia centena de participantes.

Chegados ao Porto, essa invicta cidade que deu nome a Portugal — desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou o Portugal, começámos por fazer uma breve visita à parte histórica do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO, com a Torre dos Clérigos, a famosíssima Livraria Lello, ou a Estação de S. Bento onde seguimos para uma prova de vinho do porto numa das caves mais emblemáticas, as caves Poças, o lado português da história do Douro, localizadas no centro histórico de Vila Nova de Gaia, integralmente renovadas em 2018, com a assinatura dos arquitetos Lúcia Vaz Pato e António Mota.

Atualmente a cave aloja mais de 800 cascos onde repousam algumas das mais preciosas relíquias da casa: os aclamados Colheita e os Tawnies com Indicação de Idade. Num convite sério e irrecusável a viajar ao seu passado, presente e futuro, com a oportunidade de conhecer de perto a história desta empresa 100% portuguesa e da Região Demarcada do Douro, fomos surpreendidos ao poder ver de perto uma cave e tanoaria em funcionamento, cruzando todos os detalhes sobre onde e como se produz o Vinho do Porto, para descobrir por fim o que distingue este vinho único no Mundo.

Porque a visita já o recomendava, seguimos para um bom repasto num dos restaurantes na baixa do Porto, de onde partimos para um belo passeio de barco no nosso lindo rio Douro, num cruzeiro que nos permitiu não só apreciar as seis pontes que atravessam o rio do Porto a Vila Nova de Gaia, com as suas diferentes arquiteturas e estilos, como ter um retrato diferente da cidade e da ribeira e também de Vila Nova de Gaia, da Serra do Pilar e do Cais de Gaia, vistas do rio.

Terminado o cruzeiro seguimos para famosa Quinta da Malafaia, situada no coração do Minho, onde a simpatia das gentes e o saber receber marcam a diferença, pudemos apreciar a boa sardinha e grelhados mistos regado com um bom vinho, e claro, muita, muita animação na quinta pela noite dentro, por Ranchos Folclóricos, cantares ao desafio, tocata regional, malhada à moda do Minho, entre muitas outras alegres e divertidas atuações.

No dia seguinte fomos visitar Barcelos, com o seu Jardim das Barrocas, um dos locais mais lindos da cidade, o Largo da Porta Nova, com o Templo do Senhor Bom Jesus e a Torre da Porta Nova, a ponte medieval e um dos seus ex-libris, ícone da cultura portuguesa em todo o mundo, o Galo de Barcelos, e Penafiel onde podemos desfrutar dos seus belos jardins com um tempo livre para um bom gelado.

Acabada a visita foi tempo de regressar, com ótima disposição e a certeza de um fim-de-semana bem passado entre amigos, com vontade de repetir novas viagens.