Tróia foi novamente o local escolhido para a Final Nacional Interbancária de Surfcasting que se realizou no dia 14 de outubro de 2023 - O cenário pitoresco da Península de Tróia foi palco de uma emocionante final de Pesca de Surfcasting, trazendo até Troia os apurados das finais regionais. Organizado pelo Mais Sindicato o evento trouxe o já habitual convívio, diversão e grande espirito de competitividade neste paraíso natural.
O surfcasting é uma técnica de pesca praticada habitualmente em praias ou pontões e tornou-se muito popular na região de Tróia devido às suas praias magnificas, com águas ricas numa grande variedades de peixes das quais destacamos os Robalos, Bailas, Douradas, Sargos, Corvinas e Alcorrazes. Esta final em particular é conhecida por ser uma das mais aguardadas onde todos depositam elevadas espectativas e legitimas ambições.
O amanhecer de sábado deixava antever um bom dia de pesca sem ameaça de chuva ou vento. Ansiosos para lançar suas linhas no Atlântico e testar suas habilidades os pescadores ultimavam os preparativos para dar início à prova. O clima ameno e o cenário espetacular criaram o ambiente perfeito para um dia de pesca que se antevia emocionante.
Logo após o sorteio os competidores deslocaram-se para os pesqueiros que lhes couberam em sorte e após o início da prova algo atribulada pois as algas em suspensão no mar perturbavam a ação de pesca, apesar disso, não tardou a que os primeiros peixes começassem a aparecer e com alguma abundância, não foi raro pescadores com dois e até três exemplares em cada lance, nestes casos apenas Alcorrazes (peixe de pequeno porte da família dos Sargos).
A competição foi acirrada, com os participantes demonstrando suas habilidades de arremesso e principalmente de paciência, foi frequente pescadores apresentarem no final mais de duas dezenas de peixes, mas foram as Rainhas (peixe de porte médios da família das Corvinas) que fizeram a diferença no final, quem logrou estas capturas conseguiu destacar-se dos restantes e subir significativamente na classificação.
Além da competição, o evento também promoveu a conservação marinha, enfatizando a importância de práticas de pesca sustentável e do respeito pelo ecossistema local. Os organizadores e participantes recolheram os resíduos ao longo da praia e divulgaram informações sobre como proteger a vida marinha. Apenas trouxemos boas memórias e deixámos as nossas pegadas.
No final da prova deslocámo-nos à Carrasqueira, local bem conhecido pelo seus cais palafítico, onde o restaurante nos esperava com alguns dos pratos mais emblemáticos da região: O choco frito e o arroz de lingueirão que serviram para retemperar as forças após uma longa jornada de pesca.
Os vencedores foram anunciados e receberam os respetivos troféus numa cerimónia que muito agrada a todos quantos nela participaram. O grande vencedor da geral individual, António Conceição Marques (MAIS-MBCP), impressionou com uma espetacular pescaria que, destacadíssimo, consegui o lugar mais alto do podium. Na classificação por equipas o SBC revalida pelo 6º ano consecutivo o titulo de Campeão Nacional com a equipa constituída por: Pedro Veiga, João Carvalho Lopes e Manuel Barqueiro. Destacamos ainda a prestação de todos os pescadores representantes do SBC que colocaram empenho e dedicação na prova mas cuja sorte não lhes sorriu.
Classificação Geral Individual (Top 10):
1º Antonio Conceição Marques (MAIS – MBCP) 9.873 pts
2º João Antonio Varão (MAIS – MBCP) 5.536 pts
3º João Luis Feira (MAIS – BST) 2.554 pts
4º João Carvalho Lopes (SBC – MG) 5.914 pts
5º Pedro Veiga (SBC – BPI) 3.540 pts
6º Emilio Ferreira (SBN – MG) 2.436 pts
7º Manuel Oliveira (SBN – NB) 2.999 pts
8º Fernando Antão (MAIS – CGD) 2.499 pts
9º Manuel Verissimo (SBC – CCAM) 2.148 pts
10º Manuel Bebiano (MAIS – BP) 2.925 pts
Classificação por equipas:
1º SBC-2 (Pedro Veiga, João Carvalho Lopes e Manuel Barqueiro)
2º SBN-1 (Armindo Ribeiro, Joaquim Pinto e Manuel Oliveira)
3º Santander-1 (João Feira, Jose Duarte e Manuel Pinheiro)
Esta prova mais uma vez promoveu o convívio entre gerações de pescadores bancários e destacou a beleza natural da região bem como a importância da conservação marinha, todos partilharam o compromisso de proteger e preservar a vida marinha, garantindo que futuras gerações possam desfrutar destas águas abundantes e praias pitorescas.
Veja AQUI as fotos do evento
Veja AQUI a classificação individual
Veja AQUI a classificação por equipas
Veja AQUI a classificação por zona