A pista do Poço da Cal em Montemor-o-Velho acolheu a 1ª prova de apuramento da pesca de rio do SBC, num dia que acordou chuvoso e que deixava antever dificuldades acrescidas aos pescadores participantes.

Após os sorteios dos sectores e pesqueiros, os participantes prepararam toda a logística e fizeram engodagem forte, a prova iniciou-se 10m depois, pelas 10h, e logo começaram a aparecer os primeiros exemplares, alguns pescadores com uma cadência mais rápida cedo se começaram a destacar.

Maioritariamente a pesca fez-se com a técnica “à francesa” que consiste em pescar com varas/canas longas (acima de 11m) e leves, com linhas finas e boias discretas para uma apresentação natural dos iscos. Esta modalidade de pesca é muito utilizada na pesca de carpas e outros peixes de água doce.

As capturas foram-se sucedendo e as espécies mais frequentes foram carpas, pimpões e barbos. Como habitualmente neste tipo de provas, todo o peixe capturado é mantido vivo em “mangas” e no final é devolvido ao seu habitat.

José Alves e Joaquim Mendonça, ambos do Novo banco, venceram os respetivos sectores e demostraram que após alguns anos de ausência das provas do SBC, estão de regresso e em força.

Para além do habitual reencontro de amigos de longa data, estas provas revestem-se cada vez mais de um salutar convívio que queremos acarinhar e levar até onde nos for possível.

O podium de cada sector ficou assim ordenado:

Sector A

1º Jose Alves (Novo Banco)

2º João Agostinho (Novo Banco)

3º Paulo Figueiredo (Millennium BCP)

 Sector B

1º Joaquim Mendonça (Novo Banco)

2º Rui Nunes (BPI)

3º Manuel Luis (BP)

O próximo reencontro está marcado para 20 de Maio na Quinta da Boavista em Ílhavo.

Veja AQUI as fotos do evento