VALE A PENA LUTAR!
O Sindicato dos Bancários do Centro congratula-se com o êxito da manifestação promovida pelos sete Sindicatos do sector, no passado dia 13, frente à Assembleia da República, e cujos resultados já se fazem sentir.
Foi uma inédita manifestação de unidade, um grito uníssono de alerta e de protesto de toda a classe, exigindo a intervenção do poder político para inverter a dramática situação que se está a viver num sector de crucial importância para a Sociedade.
E a verdade é que já começaram a surgir consequências desse exemplar protesto unitário, classificado como “histórico”.
Assim, logo no dia seguinte (a 14 de Julho), os deputados da Comissão de Trabalho e Segurança Social decidiram chamar ao Parlamento, com caráter de urgência, o presidente da comissão executiva do Banco Santander Totta, Pedro Castro e Almeida, para prestar esclarecimentos sobre o plano de reestruturação do banco. Na mesma sessão deverá ser também ouvida a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Prevê-se ainda que também Miguel Maya, presidente da comissão executiva do BCP, seja chamado para audição.
A LUTA VAI CONTINUAR!
O Sindicato dos Bancários do Centro manifesta publicamente o seu inabalável propósito de lutar pela intransigente defesa dos direitos dos trabalhadores bancários.
Foi com esse objectivo que uniu esforços com o Mais Sindicato e o SBN, reunindo com os grupos parlamentares do PS, PSD, PCP, BE e Os Verdes, mas também com a ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho), expondo as pressões e ameaças dos bancos para forçar os trabalhadores a renunciarem aos seus postos de trabalho.
Reunimos ainda com a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para apresentar a nossa preocupação sobre a situação atual do setor bancário.
Em prol da defesa dos bancários, o SBC pôs de lado divergências e trabalhou para que, pela primeira vez, os sete sindicatos do setor se aliassem para esta luta conjunta.
Assim surgiu a grande manifestação unitária no passado dia 13, fazendo com que o grito de desespero dos trabalhadores fosse ouvido no Parlamento, onde os representantes da classe foram recebidos pela vice-presidente da Assembleia da República.
UNIDADE CONTRA O MEDO!
O SBC tem plena consciência do medo que sentem muitos bancários, que vêm sendo pressionados e ameaçados com despedimentos coletivos caso os pseudo-processos de reestruturação não atinjam os objectivos desejados pelos bancos.
Continuaremos a denunciar estas situações e a exigir que elas cessem de uma vez por todas!
Prosseguiremos neste caminho, de forma incansável, assumindo a defesa dos trabalhadores bancários em todas as instâncias, procurando assegurar sempre a manutenção dos postos de trabalho.
Quanto mais unidos estiverem os Sindicatos, mais força assumirá a sua luta na defesa dos trabalhadores, melhor se poderá superar o medo e enfrentar as ameaças.
O SBC continuará a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a voz dos trabalhadores bancários seja ouvida e os seus direitos respeitados!
A Direcção
Aceda AQUI ao comunicado em pdf