Realizou-se sábado, dia 17 de junho o V Encontro de Motas do SBC, que reuniu cerca de três dezenas de participantes e mais de duas dezenas de motas.
A Rota das praias fluviais do Mondego, tema do Encontro, passeio diferente e único, tem como propósito (re)descobrir algumas das mais bonitas e emblemáticas praias fluviais do distrito de Coimbra, por estradas, algumas menos conhecidas, lugares que são verdadeiros tesouros da região, e que merecem ser explorados e desfrutados, com muitas curvas, percorrendo não só praias fluviais do rio Mondego, mas também de dois dos seus afluentes, o Ceira e o Alva.
Coimbra é um distrito com muito para oferecer, com uma riqueza patrimonial e cultural inigualável. As suas praias fluviais são lugares únicos, com paisagens deslumbrantes e um ambiente relaxante e tranquilo. Que melhor pretexto para conhecer melhor a região, a sua história e a sua cultura?
Além de desfrutar da beleza natural das praias fluviais, este passeio temático permitiu aos participantes conhecer a riqueza patrimonial e cultural da região, através de percursos menos conhecidos e adequados a todos aqueles que gostam de andar de mota, sendo uma oportunidade única para descobrir novos lugares e apreciar a natureza de uma forma diferente.
Com partida de Coimbra, e visitando praias que são verdadeiros tesouros, como a praia fluvial da Bogueira, em Casal de Ermio, praia fluvial das Canaveias, em Vila Nova do Ceira, praia fluvial da Cascalheira, em Secarias, praia fluvial do Vimieiro, em São Pedro de Alva ou a praia fluvial do Reconquinho, em Penacova, e outras menos conhecidas, como a praia fluvial de Folques, os participantes foram descobrindo um património riquíssimo que vale a pena visitar.
Após um retemperador coffee-break, que teve lugar na praia fluvial das Canaveias, realizou-se uma visita ao Góis Moto Clube, local sobejamente conhecido pelos motociclistas, onde foi possível conhecer melhor a intervenção do Moto Clube na dinamização da região e de uma das mais famosas concentrações de motas do nosso país e os desafios que encara para o futuro.
Brindados por um fantástico almoço sobre o rio Alva, fomos palmilhando as agradáveis e sinuosas estradas do interior do distrito e visitando outras praias, sem perder um dos objectivos deste evento, o convívio e o reforçar de laços de amizade entre associados do Sindicato dos Bancários do Centro e partilhar experiências de vida.
Antes do inevitável regresso a Coimbra, culminando na visita à praia fluvial do Rebolim, houve ainda lugar a uma degustação de doçaria tradicional da região, na praia fluvial do Reconquinho, em Penacova.
A actividade superou as expectativas, esgotando os lugares disponíveis e merecendo os elogios dos participantes quanto ao tema escolhido e à organização da mesma, o que constitui um alento para o Secretariado Regional de Coimbra continuar a apostar na divulgação do património cultural, natural e gastronómico do distrito.
Uma palavra final de agradecimento à Câmara Municipal de Góis, ao Sr. Presidente do Moto Clube de Góis e ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Penacova pelo seu decisivo contributo para tornar este evento memorável.
Aceda AQUI às imagens