SBC e SBSI apresentaram na APB uma proposta de aumento salarial e cláusulas de expressão pecuniária para vigorar em 2019 e 2020.

Na quinta sessão de negociações com o Grupo Negociador das Instituições de Crédito (GNIC) subscritoras do ACT do setor bancário, que decorreu dia 3 de junho, o SBC e SBSI apresentaram uma nova contraproposta.

Com o objetivo de acelerar o processo e chegar rapidamente a um acordo – propósito partilhado pelas IC – os Sindicatos adiantaram a sua disponibilidade para negociar um aumento nas tabelas e cláusulas de expressão pecuniária não só para o ano em curso mas também para 2020.

Se as partes chegarem a entendimento, em janeiro do próximo ano os trabalhadores não terão de aguardar a conclusão de mais um processo negocial para terem os seus aumentos.

No entanto, SBC e SBSI deixaram claro não estarem disponíveis para que um acordo fique dependente do desenrolar de outra mesa negocial, cujo processo só agora vai começar.

Confrontado que esta proposta, o GNIC considerou com interesse a possibilidade de um acordo a dois anos, embora necessite de tempo para analisar a questão e as suas implicações.

A próxima reunião ficou agendada para 26 de junho.

5 | junho | 2019

As Direções

Leia o comunicado em pdf AQUI.