O Sindicato dos Bancários do Centro apresenta, no exercício de 2020, um resultado positivo de 64.724 €, mantendo-se na senda de resultados positivos dos últimos anos, com um equilíbrio financeiro invejável, garantindo a sustentabilidade e permitindo encarar o futuro com confiança.
Este valor é apurado apesar da diminuição da actividade consolidada em 2020, superior a 800 mil €, relacionada com a quebra de actividade do regime especial e do regime sindical por efeitos da pandemia COVID-19.
Não obstante o incremento dos encargos decorrentes das novas regras introduzidas por causa da pandemia, o processo de racionalização de despesas prosseguiu, permitindo uma poupança de cerca de 10%. Para o resultado já referido contribuiu também a renegociação de contratos de fornecimento de serviços, bem como a passagem à reforma de trabalhadores do SBC, com impacto positivo nos custos.
Continua a verificar-se uma diminuição das contribuições e quotas, influenciada pela passagem do activo para a reforma de alguns associados com um per capita mais reduzido, rescisões e falecimentos.
Para consolidar o presente resultado líquido, foi necessário manter uma gestão rigorosa, com algumas medidas de contenção, mas sempre com o propósito de não retirar quaisquer benefícios aos Sócios/Beneficiários, tendo até ampliado e criado novos benefícios.