Caros Colegas,

Neste momento tão difícil das vossas vidas, o Sindicato dos Bancários do Centro vem manifestar a solidariedade e o apoio ao povo Ucraniano e em especial aos trabalhadores e trabalhadoras Bancários, que estão a ser afetados, direta e indiretamente, pelo conflito armado na Ucrânia.

Estamos chocados com a violência das forças russas contra a Ucrânia e condenamos esta guerra sem sentido, desencadeada pelo Presidente Putin por não aceitar os direitos do povo ucraniano de estabelecer alianças e construir a sua História sem a interferência de Moscovo.

Nesta guerra, como em qualquer outra, a classe trabalhadora é sempre a mais afectada. Por isso, o SBC se junta ao movimento sindical internacional para condenar todas as ações beligerantes. Mantemo-nos firmes na defesa da paz, do direito à autodeterminação dos povos, da vida e dos direitos da classe trabalhadora. É importante, neste momento, que a solidariedade do movimento sindical internacional esteja com os trabalhadores e as trabalhadoras.

As diferenças políticas e as disputas entre Estados devem ser resolvidas pela via pacífica e negociada. Importa restabelecer a paz e a democracia.

Por isso defendemos um mundo onde a garantia dos direitos humanos e os cenários de paz sejam prioridade. Um mundo livre de guerras e de todas as formas de violência.

Esta agressão da Rússia é um ataque à democracia e à liberdade, não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo.

Esperamos que rapidamente se ponha termo à luta armada e se inicie um processo de recuperação de tudo o que, tragicamente, tem vindo a ser destruído.

Não à guerra na Ucrânia!

A Direção

 

Aceda AQUI ao comunicado em pdf