Realizou-se, nos passados dias 7 e 8 de outubro, na acolhedora cidade de Pombal o 2º Encontro de Jovens Bancários do SBC. A receção aos participantes decorreu no magnífico castelo da cidade, cuja edificação data do séc. XII, e onde Helena Carvalheiro, em nome do Sindicato dos Bancários do Centro e João Pimpão, em nome e representação da edilidade, deram a todos as boas vindas, convidando para uma visita à descoberta de um imponente castelo e da sua importância para a história de Portugal.
No início da tarde de sábado, dia 7, teve lugar uma divertida e intrigante prova de teambuilding, o peddy paper “Rota Pombalina”, onde os participantes cumpriram o desafio de descobrir a história do Marquês de Pombal e o seu contributo para o desenvolvimento do país, numa prova por equipas, com o intuito de desenvolver competências ao nível da interação pessoal e do trabalho em equipa, ao mesmo tempo que conduz ao reforço da relação entre todos os participantes.
O papel dos jovens no movimento sindical foi o mote para uma animada e participada conferência que, moderada por João Nazário, jornalista e diretor do Jornal de Leiria, teve como convidados António Sota Martins, professor e vice-presidente do Sindicato Democrático dos Professores da Grande Lisboa, Amílcar Coelho, presidente e secretário executivo da UGT Leiria e Carlos Moreira, presidente da Comissão de Juventude da UGT.
Leia aqui como decorreu a Conferência.
Os participantes neste 2º Encontro de Jovens Bancários destacaram a importância da realização deste tipo de eventos como forma de aproximar os jovens bancários de diferentes zonas, que vivem realidades diferentes em instituições diferentes, mas que partilham ideais comuns e que procuram debater ideias sobre o futuro dos bancários e sobre temas que importam a todos os bancários. Associar este debate a um momento de confraternização representa, na perspetiva de Érica Pires (BCP, Mortágua) a vontade de dar um passo em frente, num fim-de-semana dedicado à família e também à família SBC, opinião partilhada também por Pedro Costa (MG, Caldas da Rainha) que, agradado com as atividades que divertiram toda a família, reforça ter ficado positivamente surpreendido com a nova direção do SBC, que mostra muita iniciativa, muita vontade e novas ideias. Pedro Rodrigues (EuroBic, S. Pedro de Alva) lembra também a importância de se perceber que há um sindicato a lutar pelos interesses e direitos de todos os bancários e que cria condições para que os jovens bancários tenham vontade de discutir as necessidades de uma classe desmotivada.
O segundo dia teve como ponto alto uma visita à aldeia do Vale, a mais antiga do concelho ainda habitada, onde todos puderam ficar a conhecer as técnicas de construção antigamente utilizadas na região e a importância estratégica desta aldeia, seguida de uma prova de saborosos produtos endógenos culminando com uma caminhada até Pombal, que colocou à prova a capacidade de resistência e entreajuda de todos os participantes e ao longo da qual foi possível admirar as famosas calçadas Romanas que resistiram aos tempos e ainda estão bem visíveis naquela zona.
Chegados a Pombal esperava os participantes um retemperante almoço em que recuperar forças era o mais importante. A presidente do SBC aproveitou para agradecer a todos a presença e por fazerem parte do futuro do Sindicato dos Bancários do Centro, fazendo, assim, o encerramento deste 2º Encontro de Jovens Bancários e lançando as bases para que no próximo ano se realize aquele que será o 3º Encontro de Jovens Bancários do SBC.
Veja aqui as fotografias deste 2º Encontro de Jovens Bancários do SBC.
Post a comment