Medida foi aprovada este domingo em conselho de ministros. Os bancos Banca Popolare di Vicenza e Veneto Banca vão ser comprados ao preço simbólico de um euro pelo grupo Intesa Sanpaolo.

O Governo italiano aprovou este domingo, 25 de Junho, em conselho de ministros, a criação de um pacote financeiro de resgate à banca no valor de 17 mil milhões de euros.

Segundo o ministro italiano da Economia, Pier Carlo Padoan, citado pelo El País, "o total de recursos mobilizados poderá chegar ao montante máximo de 17 mil milhões de euros, mas o gasto imediato do Estado será de pouco mais de cinco mil milhões euros. Com este pacote financeiro, o Governo de Itália irá resgatar os bancos Banca Poplare de Vicenza e Venero Banca.

A estratégia de resgate será concretizada atavés do grupo Intesa Sanpaolo, o qual comprará os dois bancos ao preço simbólico de um euro. A operação tem luz verde do Banco Central Europeu e permitirá salvaguar as poupanças dos clientes de ambas as instituições, ao mesmo tempo que evitará um efeito de contágio sobre outros bancos em risco.

Paolo Gentiloni, primeiro-ministro de Itália, considerou que esta intervenção do Governo "é muito importante, muito urgente e necessária" e como ela se evita uma "falência desordenada" dos dois bancos.

O jornal italiano Il Corriere della Sera adianta que o Estado se irá responsabilizar pelo crédito malparado das duas instituições e também pelos custos inerentes à saída de entre 3.500 a 4.000 funcionários, condição colocada pelo BCE para validar a operação.

Leia a notícia aqui.

Créditos
Jornal de Negócios
25 de Junho de 2017