Em causa a possibilidade de estender a parceria na Arise - holding que inclui o Montepio, a par com os fundadores holandeses Rabobank e FMO e ainda o fundo norueguês Norfund para gerirem subsidiárias Africa - ao banco em Portugal.

O facto de os bancos mutualistas se terem entendido na gestão dos activos africanos (as participações da Caixa Económica de 45,78% do banco Moçambicano Banco Terra e de 51% no Finibanco Angola foram integradas nessa holding) é um precedente positivo para um futuro entendimento para uma parceria nacional.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa mantém-se candidata à compra de uma posição minoritária, com outras misericórdias, no Montepio. O Jornal Económico sabe que as conversas têm sido conduzidas pelo vice-Provedor Edmundo Martinho.

O Expresso dizia que a Fundação Millennium bcp estaria entre os candidatos a acionistas do Montepio e que vários os bancos pediram informações sobre o Montepio ao Banco de Portugal, tendo Santana Lopes sido abordado por responsáveis de outros bancos, informando que serão o Plano B caso a Santa Casa não avance.

Leia a notícia completa aqui.

Créditos
Maria Teixeira Alves - O Jornal Económico
23 de Junho de 2017