A Febase foi informada pela administração do Millennium bcp de que este mês o banco volta a pagar os salários na totalidade, dando assim cumprimento ao memorando celebrado com a Federação e que possibilitou salvaguardar centenas de postos de trabalho.

O memorando celebrado entre o BCP e os Sindicatos da Febase chega agora ao fim, antecipando em seis meses o prazo acordado.

Face às medidas exigidas pela DGcom e o Estado português para a recapitalização do banco, a Febase negociou o memorando tendo por objetivo salvar postos de trabalho e conseguir melhores condições para os trabalhadores que rescindissem o contrato de trabalho.

Evitou assim um despedimento coletivo e possibilitou a manutenção de mais de 400 postos de trabalho face à redução de efetivos pretendida.

Como parte do acordo com os Sindicatos, em julho de 2014 o banco procedeu a um ajustamento temporário dos rendimentos dos trabalhadores, bem como à suspensão de atribuição de novas diuturnidades – procedimentos que este mês terminam.

O Conselho de Administração e a Comissão Executiva garantiram ainda à Febase que mantêm o compromisso de submeter à Assembleia Geral de Acionistas uma proposta de distribuição de resultados pelos trabalhadores (se os houver), num valor total global não inferior ao que não receberam durante o ajustamento salarial.

Valeu a pena o esforço dos trabalhadores e dos seus Sindicatos na procura da solução menos difícil.

Aumentos salariais
Resolvido o ajustamento, a Febase vai solicitar uma reunião à administração do BCP, tendo em vista a necessidade de se proceder a aumentos salariais.

Saudações sindicais,

A Direção

Leia o comunicado aqui