O Banco Central Europeu (BCE) chamou a Frankfurt, na passada quarta-feira, os representantes dos principais accionistas do Banco Comercial Português (BCP), a Fosun e a Sonangol, para uma reunião, avança o "Expresso", na edição deste sábado. A entidade pretende conhecer o mais cedo possível os novos membros dos órgãos sociais do banco.

A reunião entre a instituição liderada por Mario Draghi e os accionistas do banco português teve em cima da mesa o tema do modelo económico do BCP e a nova administração. Isto porque é o supervisor europeu que tem a responsabilidade de fazer a avaliação de idoneidade e competências para o exercício do cargo dos novos membros do Conselho de Administração.

De acordo com a informação obtida pelo Expresso, uma das preocupações do BCE é saber o mais cedo possível quem vai fazer parte dos órgãos sociais e alertar o banco e os seus principais accionistas para as regras relativas ao equilíbrio de género e de competências e qualificações dos membros executivos e não-executivos e à coerência colectiva da organização como um todo. Esta lista dos novos órgãos sociais terá que ficar fechada no próximo mês.

Leia a notícia completa aqui.

Créditos:
Jornal de Negócios
20 de janeiro de 2017