Banco de Portugal aperta regras ao pagamento de incentivos aos bancários para comercializarem produtos financeiros

O Banco de Portugal publicou hoje dois Avisos com vista a melhorar a relação do cliente com o banco ao nível da subscrição de produtos bancários. Ambos entram em vigor em janeiro de 2018.

O Banco de Portugal vem regulamentar o dever de os bancos avaliarem a solvabilidade dos clientes bancários (critérios para avaliar capacidade de pagamento) no âmbito da concessão de crédito e vem estabelecer políticas de remuneração aos colaboradores bancários que vendem produtos financeiros aos clientes. Isto serve para corrigir a política de incentivos que punha os bancários a vender produtos financeiros a todo custo para atingirem objectivos que se refletiam na sua remuneração.

O Aviso vem também regular os deveres de assistência e de informação em contratos de crédito hipotecário a prestar pelo banco ao cliente.

Leia a notícia completa aqui.

Consulte aqui os Avisos do Banco de Portugal:

Aviso nº 4/2017 - Estabelece procedimentos e critérios a observar na avaliação de solvabilidade dos consumidores pelas entidades que concedem credito.

Aviso nº 5/2017 - Regulamenta várias disposições do Decreto-Lei n.º 74-A/2017, de 23 de junho, estabelece deveres de informação a observar na negociação e celebração de contratos de crédito regulados pelo mesmo diploma.

Créditos
Maria Teixeira Alves - O Jornal Económico
22 de setembro de 2017