No passado dia 1 de Abril o SBC esteve presente, conjuntamente com as demais estruturas representativas dos trabalhadores, em reunião solicitada pelo BPI com o objetivo de fazer um ponto de situação sobre o seu plano de contingência covid-19.
Não podemos deixar de louvar a atitude da instituição, pois foi, até à presente data, o único banco que teve a preocupação de transmitir aos sindicatos as medidas que têm implementadas para proteção dos seus trabalhadores.
O BPI continua a privilegiar a saúde dos seus trabalhadores e clientes, tendo os seus balcões a trabalhar à porta fechada, com atendimento condicionado. As medidas de higiene já estão aplicadas em todos os balcões, os acrílicos que protegem os funcionários dos clientes já estão em todos os caixas e é previsível que até ao final da semana sejam alargados a todo o atendimento comercial.
Todos os funcionários que estão em casa, seja a cuidar dos filhos, seja os do grupo de risco, seja os que se encontram em teletrabalho, não tem perda de qualquer componente do seu vencimento.
O banco criou um gabinete de apoio à pandemia, assim como uma linha interna de comunicação dedicada com o DRH, para qualquer esclarecimento sobre o covid-19 aos seus funcionários.
Por último, e questionado sobre a redução dos objetivos comerciais em vigor face à quebra que a economia presentemente atravessa, foi-nos transmitido que é um assunto que está a ser acompanhado pela comissão executiva do banco, mas de momento não os vai rever, podendo vir a ser uma possibilidade em Maio ou Junho.
Reconhecendo o empenho das medidas tomadas pelo BPI, o SBC apela aos seus associados que informem o sindicato das situações que corram menos bem, de forma a que em conjunto com o banco as possamos ultrapassar.
Aceda AQUI ao comunicado em pdf.