Decorreu, no Dia Mundial do Vento, 15 de Junho, e no âmbito do III passeio de motas e motorizadas do SBC, a descoberta da Rota dos Moinhos.

Celebrar o vento, o seu poder e importância para a cultura, economia e desenvolvimento da região centro foi o mote para a terceira edição do Passeio de Motas e Motorizadas do SBC, organizado pelo Secretariado Regional de Coimbra, através de um dos maiores núcleos molinológicos do país que persiste em decorar a paisagem do Concelho de Penacova, com dezenas de moinhos de vento, dos quais 19 ainda em atividade ou em condições de funcionar.

Visitando os moinhos do Roxo, Aveleira, Gavinhos, Portela da Oliveira e Serra da Atalhada, num dia convidativo ao passeio em duas rodas, os participantes puderam ficar a conhecer não só um marco da região, como também compreender melhor como os seus habitantes aprenderam a utilizar a altitude e a existência de zonas ventosas para aproveitar esta força da natureza, construindo engenhos para transformar cereais em farinha.

E porque falar de Penacova é também falar do rio Mondego, não podíamos deixar de conhecer a barragem do Coiço, estrutura da rede de barragens do rio Mondego, inaugurada em 1982 e muito apreciada pelos amantes da pesca desportiva, com uma altura de 36 metros e um comprimento de 200 metros.

O percurso, que nos levava a cada um destes locais, através de sinuosas e menos conhecidas estradas secundárias, prometia satisfazer todos os motociclistas, não só pela variedade de desafios que apresentava, como pela descoberta que proporcionaria a cada um que o percorresse pela primeira vez.

Após um revigorante e animado almoço convívio, onde se recolheram muitas e boas sugestões para o próximo passeio, valorizando a cultura, as estradas e os locais da nossa região centro, deu-se o regresso a Coimbra, onde houve, ainda, direito a assistir a uma espetacular demonstração de Freestyle em moto e moto4.

Veja AQUI todas as fotos.

P_20190615_131009_vHDR_Auto