Organizado pelos Secretariados Regionais e pelo Departamento de Tempos Livres do SBC, decorreu no passado dia 25 de maio um passeio pelo Sado, muito participado e animado.

A iniciativa, uma fantástica viagem a um dos mais emblemáticos locais do nosso país, teve como propósito apreciar as extraordinárias praias de límpidas águas da arrábida e da península de Troia, com a forte expectativa de podermos vir a ser brindados pela visita dos muitos golfinhos-roazes que escolheram estas águas para viver.

Chegados a Setúbal, foi hora de embarcar no “Mil Andanças” que nos levaria por essa viagem pela costa e onde tivemos a oportunidade de saborear uma refrescante e abundante mariscada, para deleite de todos, num dia solarengo e muito agradável para a realização da atividade.

No Estuário do Sado, na baía de Setúbal, existe um grupo de Roazes-Corvineiros que podem ser avistados. O Roaz-Corvineiro ou golfinho-roaz, da espécie Tursiops truncatus é, provavelmente, a mais famosa e conhecida espécie de golfinhos no mundo inteiro, pela sua presença em muitos locais do planeta.

O seu nome, Roaz-Corvineiro, terá sido dado pelos pescadores, por lhes roerem as redes para roubar os peixes. Ora, se roem, serão Roazes, e assim terá, diz-se, surgido o nome. Corvineiros porque um dos seus alimentos preferidos é a corvina.

Mas este grupo é a única população residente num estuário em Portugal, e uma de apenas três conhecidas no resto da Europa. E a expectativa de ver alguns dos cerca de três dezenas de golfinhos-roazes que habitam o estuário do Sado era verdadeiramente elevada, dado que o avistamento de golfinhos a nadar nas águas rasas e transparentes dos bancos de areia de Troia com a serra da Arrábida como cenário de fundo constituiria, seguramente, uma bela memória para a vida.

Para abrilhantar ainda mais um dia que já estava a ser muito agradável e, também, de festa, pela celebração de mais um aniversário do sócio do SBC, Sr. Mário Serra, fomos brindados pelo avistamento, embora a alguma distância, de alguns destes simpáticos golfinhos, para regozijo de todos os participantes, que de um modo geral enalteceram a organização e o acompanhamento que tiveram durante todo o evento, o que nos enche de orgulho e motiva para continuar a promover atividades de Tempos Livres diferenciadas e distintivas para os nossos associados.

De regresso a casa, após um passeio de cerca de quatro horas pelas águas do Sado e um dia bem passado, os participantes puderam ainda dar sugestões para o desenvolvimento do próximo plano de atividades do Departamento de Tempos Livres, tendo sido abordadas as próximas iniciativas para as quais as inscrições estão ainda a decorrer, a viagem aos Açores, a ter lugar de 22 a 26 de outubro e a viagem pela tradição do Minho, com uma noite na Quinta da Malafaia, e um fantástico cruzeiro pelas seis pontes do Douro no Porto, que decorrerá nos dias 7 e 8 de setembro, lembrando que as inscrições poderão ainda ser efetuadas para o Departamento de Tempos Livres, que prestará ainda todas as informações sobre estas atividades.

Veja AQUI as fotos desta viagem!

1716791241509