O Posto Clínico do Sindicato dos Bancários do Centro na cidade da Guarda foi encerrado anteontem (terça-feira, dia 22), por nele ter sido detectado um caso de Covid-19.
O teste positivo refere-se a um profissional de saúde que presta serviço naquele centro e que terá sido contaminado fora das instalações do Posto Clínico.
Logo que se verificou esta situação, dela foi dado conhecimento à Direcção Geral de Saúde e ao Delegado de Saúde da Guarda. Procedeu-se à identificação de todos os possíveis contactos e, de acordo com as normas da DGS, de imediato se hierarquizaram os níveis de risco, iniciando-se a monitorização de todos os envolvidos.
O Posto Clínico da Guarda foi imediatamente encerrado e o SAMS pôs em prática o Plano de Contingência previamente elaborado para esta eventualidade, em permanente comunicação com o Delegado de Saúde da Guarda.
Assim, no próprio dia foi efectuada, por entidade certificada, uma desinfecção total do Posto Clínico. Paralelamente, e tendo em conta os períodos de incubação, procedeu-se à realização de testes de despistagem de Covid-19 aos trabalhadores e prestadores de serviços.
Lamentando a ocorrência, a Direcção do SBC vem tranquilizar os seus Associados e respectivas Famílias, garantindo que todas as medidas de prevenção determinadas pela Direcção Geral de Saúde estão a ser rigorosamente cumpridas em todas as instalações do Sindicato e do SAMS.
Reiteramos o nosso apelo para que todos cumpram, escrupulosamente, as recomendações das autoridades de saúde, tanto nos locais de trabalho como na sua vida privada, de forma a reduzir os riscos de contaminação.
A reabertura do Posto Clínico da Guarda está prevista para a próxima segunda-feira.
Aceda AQUI ao comunicado em pdf.