MAIS, SBN e SBC assinaram esta quarta-feira o acordo de princípio sobre aumentos nas tabelas salariais e cláusulas de expressão pecuniárias para 2024 e 2025.
O acordo de princípio assinado pelas partes ao final da manhã de 16 de outubro estabelece para 2024 uma atualização salarial de 3,2%, com um mínimo de 65 euros, e um aumento de 2,5% para 2025 (ver quadros).

Este é o final de uma difícil luta sindical, sobretudo depois de a CGD ter decidido impor unilateralmente um aumento salarial de 3% (com mínimo de 52,63 euros), que MAIS, SBN e SBC de imediato rejeitaram.

Conforme prevê o acordo de princípio, as tabelas salariais e as cláusulas de expressão pecuniária reportam a 1 de janeiro de 2024 e 2025, respetivamente. Refira-se ainda que no caso do presente ano, este aumento salarial já incorpora o adiantamento efetuado pela CGD.

Alterações
Os Sindicatos da UGT e a CGD comprometeram-se a reabrir o processo negocial do acordo relativo a 2025 caso a taxa de inflação seja materialmente superior à apurada pelo INE para o ano de 2024, ou se ocorrerem alterações substanciais das circunstâncias económicas e sociais subjacentes à outorga da atual revisão.

As partes aproveitaram ainda a negociação para atualizar a cláusula 80.ª do Acordo de Empresa (relativa às faltas justificadas por falecimento), de forma a adaptá-la à recente alteração legislativa.

Aumentos
Veja no link abaixo as tabelas com os novos valores, de acordo com os aumentos negociados pelo MAIS, SBN e SBC com a CGD

Leia AQUI o comunicado em PDF