Face à intransigência das instituições de crédito, SBC e SBSI desmarcaram a reunião de negociações agendada para hoje e as Direções sindicais vão reunir-se para deliberar as medidas a adotar.
SBC e SBSI fizeram depender a reunião agendada para hoje, dia 16 de julho, de uma evolução negocial das instituições de crédito (IC) subscritoras do ACT do Setor Bancário. Lamentavelmente, a banca manteve-se irredutível na sua proposta de 0,75% de aumento salarial e os Sindicatos cancelaram a sessão.
Gorada a expectativa de que imperasse o bom senso e fosse possível uma aproximação entre as partes, SBC e SBSI adiantaram não estar disponíveis para manter reuniões em que se repete o mesmo discurso, prolongando no tempo um processo que nada tem de negocial.
Todas as propostas apresentadas pelos Sindicatos têm sido recusadas liminarmente – sem nem sequer se dignarem a analisá-las –, razão por que consideram contraproducente continuar a perder tempo.
As posições estão extremadas. Perante o impasse atual e a possível rutura negocial, as Direções do SBC e do SBSI vão reunir-se para deliberar sobre as medidas a adotar, não afastando qualquer das iniciativas que a lei lhes confere.
Leia o comunicado em pdf AQUI.