O SBC teve conhecimento que, com frequência, hierarquias intermédias das Instituições Bancárias têm abusado do seu estatuto exercendo uma forte coação sobre os trabalhadores.

…quem falhar está “morto” …têm, mesmo, a ousadia de  escrever…

Este discurso, tem como objectivo principal o de coagir os trabalhadores a adoptarem procedimentos que, a maior parte das vezes, ofendem princípios éticos e deontológicos que devem nortear a atividade do setor bancário.

Independentemente da sua forma, escrita ou oral, o SBC nunca deixará de denunciar todas e quaisquer ocorrências, desta natureza, que venham ao seu conhecimento.

O Sindicato dos Bancários do Centro quer tornar claro e reforçar perante os trabalhadores e o público em geral, que não admitirá concessões no âmbito dos deveres deontológicos próprios de um setor bancário moderno e competente onde os trabalhadores prestarão sempre um aconselhamento consciencioso e adequado ao perfil do seu cliente.

O Sindicato dos Bancários do Centro irá acompanhar esta situação, com preocupação e rigor exigindo, sempre que necessário, dos conselhos de administração das instituições de crédito uma atuação concreta e correctiva.

Dessas acções correctivas, adotadas para a erradicação deste tipo de comportamentos, deverá ser, sempre, dado conhecimento às estruturas representativas dos trabalhadores.

Coimbra, 3 de Junho de 2016

Sindicato dos Bancários do Centro

A Direcção

02 - SBC não tolera ameaças