Comunicado Febase

A FEBASE, confrontada com alguns comportamentos inaceitáveis de hierarquias e com dúvidas suscitadas pela promoção do “ENCONTRO DA CAIXA FORA DA CAIXA”, tomou enérgica posição escrita em defesa dos direitos dos Bancários na CGD e solicitou esclarecimentos à Comissão Executiva, recebendo resposta imediata.

A FEBASE, acusando a receção, agradeceu e sublinhou a garantia do “caráter facultativo” da participação na reunião, reclamando por isso que não haja quaisquer consequências desvantajosas para os não participantes, seja a nível da carreira profissional, seja a nível de promoções, seja a nível de compensações ou regalias de qualquer natureza.

Quanto à declaração da CGD de que não faz sentido suscitar-se a questão de “trabalho suplementar ou outro” nem tão pouco de ação de formação” retribuída, a FEBASE, na resposta, contrapôs que o assunto merece ser discutido, pois não se poderá institucionalizar trabalho na CGD em regime de voluntariado.

Se a CGD convoca os seus trabalhadores para atividades relativas à profissão, em dia de descanso semanal, não poderá contentar-se em dizer que paga os transportes! As atividades realizadas por iniciativa da entidade empregadora no âmbito do contrato individual de trabalho têm de ser retribuídas!Não ao trabalho gratuito! Os dias de descanso semanal são para os trabalhadores!

Em relação às ameaças tendentes a impedir ou a dificultar a atividade sindical, é positiva a condenação expressa por parte da CGD, bem como a promessa de que ia averiguar e prevenir tais situações. Esperamos que assim seja.

Os bancários vinculados aos sindicatos da FEBASE têm razões prementes para a manifestação de amanhã, no EUROPARQUE. Não é incompatível o apoio à manifestação e a eventual participação no ENCONTRO, mas não toleraremos obstáculos, ameaças e intimidações a esta ou outras iniciativas em defesa dos direitos individuais e coletivos.

A FEBASE

Comunicado em .pdf aqui.

02/02/2018