Caras e caros Sócios,
Estamos a chegar ao término de mais um ano. Um ano que ficará na memória de todos os bancários, marcado por desafios e lutas determinantes.
Desde o início de 2024, o SBC tem estado na linha da frente pela defesa dos direitos dos trabalhadores bancários e reformados. Iniciámos o ano com uma concentração frente à APB, em Lisboa, pela dignificação da classe, num contexto em que os resultados dos bancos com atividade em Portugal registaram um crescimento acentuado. Ainda assim, esse aumento de lucros não foi acompanhado por um reconhecimento justo aos trabalhadores, traduzindo-se na ausência de propostas de aumentos salariais condignos. Este cenário levou à necessidade de recorrer à conciliação na negociação do ACT, em conjunto com os outros sindicatos de bancários da UGT, para dar continuidade à luta por salários justos, em diversas mesas negociais, sem fechar, ainda, vários acordos.
O ano de 2024 trouxe também a união de esforços de seis sindicatos – SBC, MAIS, SIB, SBN, SinTAF e STEC – para a apresentação do “Diagnóstico do Setor Financeiro” ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro e aos grupos parlamentares. Este documento visou sensibilizar para as condições laborais e sociais difíceis enfrentadas pelos trabalhadores bancários e reformados.
Por outro lado, lutámos contra a injustiça sofrida pelos bancários reformados, reivindicando, com sucesso, a sua inclusão no suplemento extraordinário, uma medida essencial face à perda de poder de compra.
Outro grande desafio de 2024 foram os aumentos alarmantes nos custos de serviços de saúde praticados pelos principais prestadores, alguns superiores a 350%. Este cenário exige do SAMS SBC uma gestão rigorosa e eficiente para assegurar a sustentabilidade e qualidade dos serviços, mantendo sempre os interesses dos nossos beneficiários como prioridade. Afinal, queremos garantir que o SAMS continue a ser o melhor subsistema de saúde dos bancários no futuro, e não apenas no presente.
Mas nem tudo foram desafios. 2024 foi também um ano em que se estabeleceram novas parcerias para benefício dos nossos associados e atividades de tempos livres que contribuíram para a sua valorização pessoal e o bem-estar. Estas ações refletem um sindicato dinâmico, que valoriza a história mas olha para o futuro, e cujo sucesso se estendeu a atividades culturais, recreativas e desportivas.
Em 2025, o SBC celebrará 90 anos de existência, um marco que reflete uma vitalidade única, construída diariamente por todos os que fazem parte desta casa e que mantêm vivo o propósito de um sindicato feito por bancários e para bancários.
Que 2025 seja o início de um novo capítulo, repleto de esperança, saúde e conquistas para todos!
Votos de um Santo e Feliz Natal e de um Bom Ano Novo!
Helena Carvalheiro
Presidente do SBC – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Banca, Seguros e Tecnologias