Helena Carvalheiro, presidente reeleita da direção do Sindicato dos Bancários do Centro (SBC), manifestou ontem' a sua preocupação com a digitalização que "está a operar transformações no setor bancário, conduzindo a uma redução do número de trabalhadores e, por arrastamento, a uma diminuição também substancial do número de sócios dos novos sindicatos".
Não são, por isso, "fáceis os desafios do próximo mandato", cujos órgãos sociais tomaram ontem posse numa cerimónia que decorreu no Hotel Dona Inês.
Ainda assim, Helena Carvalheiro garantiu que esta direção está empenhada em encontrar respostas adequadas para os problemas que, atualmente, mais afetam os bancários, "como o excesso de horas de trabalho, as pressões para se atingirem objetivos exagerados, a dificuldade de conciliação entre a vida profissional e a vida familiar, e até a própria manutenção dos postos de trabalho", afirmou.
Além disso - disse -, "vamos prosseguir com o nosso enfoque na contratação coletiva, continuando a lutar pela aplicabilidade das convenções, direitos e regalias, nunca esquecendo a situação dos nossos sócios já reformados. Vamos continuar a bater-nos por valorização das suas reformas."
Tomaram ainda posse Domingos Jorge, presidente do Conselho Fiscalizador de Contas, e José Alfredo Esteves Campos, presidente do Conselho Disciplinar. O secretariado Secção Sindical de Reformados é presidido por Silvino Santos Madaleno e a mesa da Assembleia Geral é presidida por Carlos Silva, que regressa ao SBC depois de nove anos de liderança na UGT. --
Marcaram presença na cerimónia, em representação da Câmara Municipal de Coimbra, o vereador Miguel Fonseca, e também o deputado do PS Sérgio Monte, assim como o Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão, a Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, o Secretário-Geral da Febase, Alberto Simão, dirigentes dos Sindicatos dos Bancários da UGT, o SBN e o Mais, e também de diversos sindicatos filiados na UGT.
Foi, nas palavras da presidente da direção, Helena Carvalheiro, um enorme privilégio poder contar, nesta cerimónia, com os três presidentes do Sindicato dos Bancários do Centro que a antecederam, Aníbal Ribeiro, Carlos Silva e Francisco Osório, a quem prestou a sua homenagem, mostrando que o nosso sindicato tem um caminho feito de fortes referências e valores irredutíveis, marcas indeléveis no caminho da defesa intransigente dos direitos dos associados do SBC.
Fonte: Diário As Beiras - 2023/05/17