Há mais de trinta anos que sucessivas direcções do Sindicato dos Bancários do Centro sonham com a criação de um sindicato único, estando essa vontade na génese da constituição da FEBASE, em 2007, agregando sindicatos da banca e dos seguros que partilhavam a mesma visão de um sindicato mais forte e com maior capacidade de intervenção, em representação de um maior número de trabalhadores, pela defesa dos seus interesses e direitos.
Estando praticamente concluído o processo, com a elaboração de um projecto de Estatutos para a constituição de um sindicato de âmbito nacional foi dado o primeiro passo sólido para transformar essa vontade em realidade. Não podemos esquecer, porém, que a execução deste projecto exigiu a precisão e a definição das condições apropriadas para a sua viabilização.
Do mesmo modo, o novo modelo estrutural aqui preconizado contribui para a correta determinação do compromisso assumido pela presente Direcção, sufragado pelos sócios, pelo que estamos convencidos que será também a sua vontade.
Num contexto de uma banca em permanente e cada vez mais rápida mudança, que obriga a uma adaptação e antecipação das necessidades dos sócios muito mais dinâmica e intensa por parte dos sindicatos, torna-se necessário mudar! Mudar a forma de estar, mudar a perspectiva, mudar a estratégia, definir novos caminhos, nunca esquecendo os princípios que nos guiam nem os objectivos que até aqui nos conduziram.
Por conseguinte, como será do conhecimento geral, o Conselho Geral do Sindicato dos Bancários do Centro aprovou, no passado dia 8 de Novembro, a realização de Assembleia Geral Extraordinária para dar a palavra aos sócios na apreciação da questão:
“Concorda com o alargamento do âmbito geográfico do Sindicato dos Bancários do Centro, de modo a abranger todo o território nacional, bem como com o alargamento do âmbito profissional no sentido de passar a incluir outros indivíduos ou grupos/associações que exercem funções no sector financeiro, na forma jurídica que venha a revelar-se como a mais adequada, fusão ou outra forma de integração?”
Sendo, reconhecidamente, um tema importantíssimo para todos nós e para o futuro do nosso sindicato, a Direcção do Sindicato dos Bancários do Centro, promoverá sessões de esclarecimento, tendo lugar em Coimbra, a 12 de Novembro, no Hotel D. Inês; em Leiria, no dia 13 no Auditório do CAM; na Guarda, no dia 14, no Centro Cultural da Guarda e a 15, em Viseu, no Training Center da UGT, todas com início marcado para as 17h30.
Convidamos, deste modo, todos os Colegas que queiram saber mais sobre o processo a estar presentes.
A Direcção