SBSI e SBC acordaram esta manhã com as instituições subscritoras do ACT do setor bancário o acordo salarial para 2019, com um aumento de 0,8% nas tabelas.
O acordo entre as partes contempla um aumento de 0,8% nas tabelas e cláusulas de expressão pecuniária, com exceção do subsídio de almoço, a que acresce 1,57%, passando de 9.50€ para 9.65€. Os aumentos são retroativos a janeiro deste ano.
Ao contrário do que sucedeu em 2018, e tal como os Sindicatos afirmaram então, este ano o aumento percentual é igual para todos os níveis.
Nesta negociação, SBSI e SBC conseguiram valores que ultrapassam a taxa de inflação, o que não acontecia há mais de uma dezena de anos. No entanto, reconhecemos que o acordo alcançado está longe do que pretendíamos e que trabalhadores e reformados bancários merecem mais.
Os Sindicatos pretendem que os trabalhadores beneficiem dos aumentos já em outubro, pelo que diligenciaram a convocação dos seus órgãos competentes para aprovação do acordo. Ou seja, SBSI e SBC farão tudo o que esteja ao seu alcance para que os bancos possam processar os novos valores nos vencimentos do próximo mês.
Revisão global
Na ocasião da assinatura, os Sindicatos informaram os bancos de que pretendem apresentar brevemente uma proposta de revisão global do ACT do setor bancário.
Para os Sindicatos, a atual convenção coletiva tem muitas cláusulas a necessitarem ser revistas, de forma a salvaguardar os interesses dos trabalhadores.
Leia o comunicado em pdf AQUI.