Realizou-se nos passados dias 19 e 20 de Novembro a Final Nacional de Futsal na histórica cidade de Guimarães, que teve um papel crucial na formação de Portugal. Sendo uma das mais emblemáticas cidades do país, Guimarães, orgulha-se de ter o seu centro histórico inscrito na lista de Património Mundial da Unesco.
Disputaram o torneio 3 equipas, os Galácticos da Beira em representação do SBC, os Team Foot em representação do MAIS Sindicato e os Unidos do Norte em representação do SBN. A classificação seria, este ano, apurada através da pontuação obtida nos jogos entre as três equipas.
Ditou o sorteio o emparelhamento abaixo:
Primeiro jogo, realizado a 19 de novembro, pelas 10h00, entre Team Foot e Galácticos da Beira
Segundo jogo, realizado a 19 de novembro, pelas 17h00, entre Norte Unidos e Team Foot
Terceiro jogo, realizado a 20 de novembro, pelas 10h30 entre Galácticos da Beira e Norte Unidos
A prova decorreu no pavilhão do Inatel em Guimarães, tendo o primeiro jogo oposto a equipa do Team Foot à representante do SBC, os Galácticos da Beira. Duas equipas experientes e que se apresentaram com poucas soluções de banco, o que não as inibiu de fazer um jogo de parada e resposta com uma grande réplica entre si. Marcou primeiro a equipa do Team Foot aproveitando jogadas bem delineadas entre os seu jogadores, que se conhecem bem e jogam juntos praticamente há duas décadas. A equipa dos Galácticos da Beira manteve o seu futebol caracterizado por um estilo muito próprio, marcadamente ofensivo, e conseguiram chegar ao empate ainda antes do intervalo.
Logo após o intervalo, se as soluções da equipa dos Galácticos da Beira já eram curtas, duas lesões musculares obrigaram a uma segunda parte de elevado sacrifício para os seu atletas. Dois golos quase seguidos da equipa Team Foot pareciam ter sentenciado a partida, no entanto, com uma determinação fulgurante, os Galácticos da Beira não desistiram de lutar, conseguindo reduzir para a diferença mínima pouco depois. O Team Foot mantendo a sua forma jogo, não recuou linhas e voltou a marcar, obrigando os Galácticos da Beira a um esforço final, procurando reduzir a diferença, situação que conseguiram quando faltava já menos de um minuto para o fim da partida no cronómetro. Ainda acreditaram conseguir, no pouco tempo que restava, pressionar o adversário na busca do empate, o que não se veio a verificar. O resultado final da partida foi Team Foot 4:3 Galácticos da Beira.
O segundo jogo do dia trazia um embate entre a equipa dos Norte Unidos e a equipa do Team Foot. Entrou melhor a equipa do Norte, que rapidamente se adiantou no marcador, levando a crer que o desgaste provocado pelo jogo da manhã à equipa Team Foot revelaria uma partida fácil para os Norte Unidos. Fruto da sua experiência e do conhecimento entre si, os Team Foot estabilizaram o seu jogo e passaram a dominar, com longas trocas de bola entre si, começando a criar varias oportunidades, pelo que, com alguma naturalidade, empataram e acabaram por dar a volta ao marcador, chegando ao intervalo a vencer por 3 a 1. Na segunda parte manteve-se a mesma toada de jogo, com os Norte Unidos a procurarem sempre lutar pelo resultado, mas, embora cansados, a equipa do Team Foot foi dilatando o resultado até ao 6 a 2 final.
Com este resultado estava encontrado o vencedor da prova, a equipa campeã do Torneio é o Team Foot.
Assim, o terceiro jogo do torneio decidiria quem ficava em segundo e terceiro classificado, bem como os atletas que ainda competiam para o prémio de melhor marcador e guarda-redes menos batido.
Assim, na chuvosa manhã de domingo, no mesmo pavilhão (Inatel de Guimarães), as equipas Galácticos da Beira e Norte Unidos disputaram entre si o jogo para apuramento do segundo e terceiro lugares do torneio. Os Galácticos da Beira, fruto das lesões do dia anterior, estavam muito limitados de soluções, no entanto entraram dispostos a lutar pela vitória, materializando em golos essa vontade, assinando quatro golos sem resposta durante a primeira parte. Na segunda parte a equipa Norte Unidos bem tentava encurtar a distância entre as duas equipas, mas continuava a ser a equipa da Guarda com sinal mais, dilatando a diferença no marcador, com especial destaque para o jogador Bruno Lopes, com 6 golos marcados na partida, sagrando-se melhor marcador da prova. O resultado final fixou-se em 9 a 1 favorável aos Galácticos da Beira.
Parabéns a todas as equipas pela forma seria e competitiva como disputaram o torneio.
Parabéns à equipa dos Galácticos da Beira, representante do SBC apesar de todas as lesões, contrariedades com que teve de se bater antes e ao longo do torneio, foi um exemplo de combatividade, seriedade e compromisso na defesa das cores do nosso Sindicato, facto que o departamento de Desporto e Tempos Livres não pode deixar de enaltecer e agradecer.
Classificação
1º Team Foot – 6 Pontos
2º Galácticos da Beira – 3 Pontos
3º Unidos Norte – 0 Pontos
Melhor Marcador
Bruno Lopes (Galácticos da Beira)
Melhor Guarda Redes
Tiago Ricardo (Team Foot)