O SBC vem comunicar que a negociação do ACT do setor bancário para 2020 está concluída.

  • A tabela salarial e cláusulas de expressão pecuniária foi atualizada em 0,3%.
  • Subsídio de almoço: 9,72 € (+0,73%).
  • Subsídio de nascimento: 800,00 € (+5,82%).

Ainda que fique aquém do que desejávamos, este acordo permite aos Bancários, pelo 2.º ano consecutivo, recuperar o seu poder de compra.

De referir que também foram incluídas alterações muito importantes ao nível dos direitos e garantias dos trabalhadores:

  • Subsídios para trabalhadores, ambos bancários - Os progenitores que sejam ambos bancários e de diferentes instituições, passarão a receber o subsídio de apoio ao nascimento e o subsídio infantil mensal por cada uma das suas entidades patronais.
  • Direito à desconexão - Direito dos trabalhadores a desligar, nos seus períodos de descanso, sem tal ser afetado pela atribuição de ferramentas digitais por parte dos bancos.
  • Proibição de assédio- Os procedimentos para a eliminação do assédio no local de trabalho são uma responsabilidade das Instituições.
  • Faltas justificadas - Passam a constar, no ACT, como faltas justificadas, as que são dadas por motivos de assistência a parente ou afim, na linha reta ascendente, mesmo quando não pertença ao mesmo agregado familiar.
  • Faltas por doença, pagas desde o 1º dia - As faltas dadas pelos trabalhadores por motivo de doença crónica ou do foro oncológico, conferem direito a prestação de doença desde o primeiro dia (e não apenas a partir do 4.º dia, como anteriormente).

A aplicabilidade do presente acordo é processada no salário de Dezembro, embora haja algumas instituições subscritoras do ACT que só vão processar os salários após este acordo estar publicado no Boletim de Trabalho e Emprego.

As negociações decorreram no contexto pandémico da COVID 19, em que a relação com o mundo do trabalho se alterou profundamente. Apesar disso, é nosso entendimento que os interesses dos bancários saíram reforçados no ACT.

O SBC, como sempre, luta e continuará a lutar pela melhoria dos direitos dos seus Sócios.

A Direção

Aceda ao comunicado em pdf AQUI.