Pesquisar

Validating credentials, please wait...
  • TELEFONE GERAL 239 854 880

  • FAX GERAL 239 854 889

Home

Sindicalização

Sindicalização

Campanha de Sindicalização tem decorrido de forma bastante auspíciosa

A campanha de sindicalização tem decorrido da melhor forma e com um resultado muito positivo, consubstanciado no relevante número de quase uma centena de bancários que se juntaram ao SBC.

O balanço feito por João Antunes, coordenador do pelouro, foi apresentado com o orgulho e a satisfação de quem apresenta frutos, os quais realçou serem devidos ao empenhamento de toda a equipa.

Às questões que lhe foram postas pela redacção da REVISTA DE INFORMAÇÃO, João Antunes respondeu sempre com a sua habitual serenidade e boa disposição.

 

1: QUAL FOI, EM SÍNTESE, A ESTRATÉGIA UTILIZADA, NO SENTIDO DE CATIVAR OS COLEGAS DE FORMA A TRAZÊ-LOS PARA O SEIO DO NOSSO SINDICATO?

JOÃO ANTUNES: A dinâmica apresentada, a transparência nas acções e o porte vivo e convicto, sempre na defesa dos trabalhadores bancários, quer em termos de negociação colectiva, quer na prestação de serviços de saúde, quer nas mais diversas actividades de Tempos Livres - desporto e viagens, foram factores importantes, se não mesmo decisivos.

 

2: FORAM O PERÍODO E DURAÇÃO DA CAMPANHA CONSIDERADOS CORRECTOS PARA A SUA EXECUÇÃO?

J.A.: Quando os trabalhos dão frutos e temos boas novas para anunciar, como é o facto de quase uma centena de bancários terem aderido ao nosso projecto, durante os três meses em que decorreu a Campanha de Sindicalização, ou seja, de l de Março a 31 de Maio, não podemos dizer outra coisa que não seja que quer o período quer o "timing" foram adequados.

 

3. O ACTUAL ACORDO DE EMPRESA DO BANIF, PELA FORMA COMO CORREU TERÁ PERMITIDO MAIS UM ÊXITO NA ÁREA OA SlHDICALIZACÃO, COMO FORAM CONTACTADOS OS COLEGAS E QUAIS OS EFEITOS DAÍ RESULTANTES?

J.A.: Começamos a campanha "Banif" com 69 associados e terminámos com 82. Esta campanha que visava dar informação e auscultar os colegas sobre o "Acordo" foi feita nos 24 balcões da nossa área sindical.

 

4. A CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO VAI CONTINUAR?

J.A.: Foi decidido continuar com a actual campanha até final do ano mas, agora, no âmbito da FEBASE - Federação do Sector Financeiro, que se trata de uma iniciativa comum dos três sindicatos verticais dos bancários. No entanto as nossas visitas continuam e estamos a preparar duas em especial para outras tantas instituições de crédito.

João Antunes terminou acentuando o importante papel desempenhado por todos os membros dos diversos secretariados dos corpos gerentes e de alguns colaboradores do SBC na angariação de novos sócios, tendo aproveitado para agradecer o esforço e empenho de todos.

 

Campanhas de Sindicalização

As campanhas de sindicalização feitas pelo SBC têm dado resultados bastante profícuos.

A última, efectuada de 23 de Abril a 30 de Maio, destinou-se a todos os colegas beneficiários dos SAMS que ainda não eram associados, o que foi feito com oito equipas no terreno. Foram visitados mais de 160 beneficiários nos quatro Distritos (Coimbra, Leiria, Viseu e Guarda), tendo havido uma anuência imediata à proposta apresentada da ordem dos 23%.

Quanto aos que não aceitaram uma adesão imediata há a convicção generalizada de que virão a fazê-lo, atendendo a que pediram algum tempo de reflexão, tendo ficado de posse de todos os elementos que lhe fornecemos, incluindo um sugestivo desdobrável executado pela secção gráfica do nosso sindicato.

Esta campanha foi precedida por uma reunião em Coimbra com os coordenadores da sindicalização dos três sindicatos verticais.

O SBSI fez uma campanha idêntica à do SBC e o SBN está ainda a desenvolvê-la pela televisão (programa "Bom Dia Portugal"), cinema (antes dos filmes no "Arrábida Shopping"), cartazes publicitários, referência especial no "site", publicidade nas feiras de emprego, etc.

Ficou decidido na citada reunião pedir um estudo para uma acção conjunta a desenvolver pelos três Sindicatos já no âmbito da FEBASE.

 

Continuação da Campanha na Área do SBC

As visitas aos colegas nos locais de trabalho vão continuar, aproveitando da melhor forma as vantagens do diálogo directo, no contexto das vantagens alargadas que nos são oferecidas pela constituição da nova Federação onde estamos inseridos, a FEBASE-Federação do Sector Financeiro.

 

Formação para Quadros Sindicais

No âmbito do intercâmbio estabelecido entre o SBC e a espanhola FES-UGT, os colegas Gentil Reboleira e Sequeira Mendes frequentaram, de 26 a 29 de Maio, na Escuela Julián Besteiro em Madrid, uma acção de formação subordinada ao tema "TRABALHO EM EQUIPA" que, segundo os próprios, teve o maior interesse e forneceu esclarecimentos muito úteis.

Os dezasseis participantes, provenientes de Portugal e de diversas regiões de Espanha beneficiaram dum óptimo clima de entendimento e diálogo, tendo-se incrementado - entre participantes e orientadores - a noção de que é fundamental o aperfeiçoamento técnico da valorização dos recursos humanos.