Pesquisar

Validating credentials, please wait...
  • TELEFONE GERAL 239 854 880

  • FAX GERAL 239 854 889

Home

Quem Somos

Quem Somos

Saiba quem somos e o que fazemos!

Apresentação

O Sindicato dos Bancários do Centro é uma Associação Sócio-Profissional, que abrange os trabalhadores bancários que nele se inscrevam e que na área da sua jurisdição exerçam a sua actividade nas Instituições de Crédito, Parabancárias ou similares, Públicas ou Privadas.

Uma Instituição sindical cujo património está avaliado em dezenas de milhões de euros e gere um orçamento anual superior a 18 milhões de euros.

O Sindicato possui como património próprio a sede social em Coimbra (edifício com 7 pisos), Delegações Regionais e Postos Clínicos em Leiria, Viseu e Guarda, e Postos Clínicos em Caldas da Rainha e Figueira da Foz, bem como um terreno de 14.000m2 na Praia de Quiaios.

O Sindicato é arrendatário de uma vivenda na Av. Lourenço Almeida Azevedo em Coimbra, onde funciona a biblioteca, a Escola de Música e de Pintura, o Secretariado da Delegação Regional, Sala de Jogos, bar com televisão, vídeo, aparelhagem e acesso a jornais e revistas, um salão de convívio, restaurante e um jardim para desfrutarem dos prazeres da natureza.

O SBC está filiado na UGT de Portugal e na UNI (Federação Sindical Internacional da área de Serviços).

 

Objectivos

Os objectivos do SBC são:

  • Promover um sindicalismo de qualidade, prestando assistência médico-social aos seus associados e familiares, através dos seus serviços especialmente criados para esse efeito e denominado por SAMS – Serviços de Assistência Médico-Social, bem como um variadíssimo conjunto de protocolos de parcerias com o SNS – Serviço Nacional de Saúde e outras entidades que desenvolvem diversas complementaridades para suprirem diversas necessidades;
  • Aumentar a interactividade com os Sócios;
  • Valorização profissional, cultural e formativa dos Sócios;
  • Defesa dos valores colectivos, da igualdade, liberdade e solidariedade.

 

Onde Estamos

Ver Localizações e Contactos

Organização

A área da Sindicalização, das Relações Externas Nacionais e Internacionais, dos Tempos Livres, do Pessoal, da Informação, da Formação, dos SAMS, da Negociação Colectiva, do Atendimento aos Sócios e Beneficiários, da Comunicação (Sindical/SAMS), do Apoio ao Pelouro Administrativo, do Pelouro Administrativo e o Pelouro Financeiro, são geridos pela Comissão Executiva nomeada pela Direcção. Ao nível dos SAMS, a Comissão Executiva nomeada pela Direcção delegou no Conselho de Gerência a sua gestão.

O SBC é composto pelos seguintes Órgãos Centrais:

  • A Assembleia Geral;
  • O Conselho Geral;
  • A Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Geral;
  • A Direcção;
  • O Conselho Fiscalizador de Contas;
  • O Conselho Disciplinar.

 

História

É um Sindicato com história reconhecida e com provas dadas na defesa e melhoria das condições laborais e na prestação da assistência médica e social dos seus filiados desde 1935, denominando-se nesta data Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Coimbra e a partir de 1975 passou a denominar-se Sindicato dos Bancários do Centro.

Ao nível da assistência médica, não é fácil historiar a problemática dos bancários, porque apesar de se encontrar consagrado na Constituição da República Portuguesa o direito de todos os cidadãos a um Serviço Nacional de Saúde, os trabalhadores têm recorrido a serviços de assistência caducos e obsoletos, ou então a serviços privativos de empresas ou de classe, alguns criados e geridos por eles próprios, como tem sido o caso particular dos bancários desde 1976 – Serviço de Assistência Médico-Social – SAMS.

1978 – Foi aberto o Posto Clínico de Coimbra com a especialidade de Estomatologia a que se seguiram Clínica Geral, Endocrinologia, Cardiologia, Serviços de Enfermagem e Fisioterapia.

1982 – Foi um ano marcado por medidas governamentais altamente lesivas dos direitos e interesses dos trabalhadores e da população em geral, nomeadamente no que se refere ao chamado "Pacote de Saúde".
Não obstante este grave contratempo e entrave a uma melhor prestação de serviços médicos, num esforço de descentralização e numa perspectiva de alargar, ao maior número possível de beneficiários, a assistência médica prestada pelos SAMS, abriu-se o Posto Clínico de Leiria e adquiriram-se imóveis nas cidades da Guarda e Viseu, por forma a instalar futuros Postos Clínicos.

1983 – Iniciou-se o processo de informatização e organização administrativa dos Postos Clínicos e instalaram-se os Postos Clínicos da Guarda e de Viseu, os quais, conjuntamente com o Posto Clínico de Leiria (aberto no ano anterior), foram dotados com as especialidades mais procuradas.
O Posto Clínico de Coimbra foi transferido para a sede do Sindicato, na Avenida Fernão de Magalhães.

1989 – Abertura da Extensão de Alcobaça do Posto Clínico de Leiria, inauguração das novas instalações de Viseu e de Leiria.

1994 – Foi alargada a área do Posto Clínico da Guarda com a aquisição de um terceiro andar no mesmo edifício, bem como inaugurado o novo Posto Clínico das Caldas da Rainha.
Em Coimbra entrou em funcionamento uma Loja de Óptica.

1996 – Abertura das Lojas de Óptica de Leiria e Viseu e no ano a seguir nas Caldas da Rainha e na Guarda.

2003 – Abertura do Posto Clínico da Figueira da Foz.

 

Estatutos

Os estatutos do SBC estão disponíveis para download em formato PDF:

Em vigor
Estatutos publicados no BTE nº5 de 08/02/2011

Antigos
Estatutos aprovados no Conselho Geral de 15/09/2009 e aprovados no BTE nº 19 de 22/05/2010