Teixeira dos Santos sublinhou o facto de se tratar de "uma marca em cuja composição entra de forma predominante a referência ao continente em que Portugal se integra e, ao mesmo tempo, da moeda única europeia, o que lhe transmite uma capacidade identificadora imediata no setor bancário europeu". O EuroBic vai mudar o modelo de negócio.
O Banco BIC vai alterar a sua designação oficial para EuroBic por causa de uma ação, interposta em junho de 2013, pelo BiG liderado por Carlos Rodrigues, que apareceu no mercado dez anos antes do banco de matriz angolana, no Tribunal de Propriedade Intelectual contra o BIC.
O Tribunal deu razão ao BiG, e o novo presidente do BIC, Fernando Teixeira dos Santos, aproveitou a derrota em tribunal para mudar a imagem do banco de matriz angolana e aproximá-lo da Europa. A propósito do significado da nova marca, o CEO do BIC sublinhou o facto de se tratar de “uma marca em cuja composição entra de forma predominante a referência ao continente em que Portugal se integra e, ao mesmo tempo, da moeda única europeia, o que lhe transmite uma capacidade identificadora imediata no setor bancário europeu”.
“Pretende-se que a marca nova reforce positivamente a perceção do Banco sem alienar a sua origem e o património de relações já estabelecidas e que pretendemos preservar” – explicou o Presidente da Comissão Executiva do Banco BIC Português.
Teixeira dos Santos transformou a adversidade numa vantagem e já diz que a mudança de marca, que está em preparação desde o início do ano, vem na sequência de uma estratégia de reforço da sua “imagem de modernidade, proximidade e confiança”. O banco vai aproveitar esta mudança de marca para lançar uma nova estratégia de negócio para captar mais clientes particulares, sobretudo com mais rendimentos (gama média-alta), e empresas, neste caso pequenas e médias empresas (PME) e pequenos negócios. Este movimento de mudança de marca é enquadrado no processo de redefinição da estratégia da instituição liderada por Teixeira dos Santos.
A mudança terá efeito total a partir de 27 de julho, e o responsável pelo banco dominado por Isabel dos Santos admitiu que não será simples a mudança de imagem das cerca de 200 agências, mas que a tarefa já começou.
O gestor não quis detalhar o investimento envolvido nesta mudança de marca, apenas referindo que já foi provisionado nas contas. Mas o Negócios avança que o banco tem 13 milhões para passar a EuroBic.
O líder do Banco BIC explicou em comunicado enviado ao Jornal Económico que a opção por EuroBic surge na sequência de uma obrigação legal de alteração da marca, resultante de decisões judiciais adversas num processo por alegada confundibilidade de marcas.
“É uma designação que altera substantivamente a marca atual tornando-a inconfundível com qualquer outra marca” – afirmou Teixeira dos Santos num comunicado que foi apresentado numa conferência de imprensa.
Teixeira dos Santos disse ainda que, desde a primeira hora, entendeu que “a alteração de marca pode constituir um pretexto positivo para um reforço da comunicação com os Clientes e com o mercado que queremos conquistar”.
O plano operacional de execução desta transformação identitária prevê uma integração das tarefas de rebranding no quadro funcional e orçamental existente, pelo que não deverá afetar os resultados da instituição que até maio foram positivos em seis milhões.
O Banco BIC teve prejuízos de 22,7 milhões de euros em 2016, penalizado pelas imparidades registadas por causa da reestruturação da dívida da PT International Finance.
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Créditos (notícia e imagem) Maria Teixeira Alves - O Jornal Económico 22 de Junho de 2017
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