Em mais uma iniciativa do Secretariado Regional de Leiria, 55 participantes aceitaram, no passado dia 22 de Setembro, o desafio de conhecer melhor a região do Alqueva. A partida foi madrugadora, para que a chegada à cidade de Évora se desse, também ela, cedo.
Depois de uma visita à cidade dirigimo-nos à vila medieval de Monsaraz, com o seu castelo e as suas ruas misteriosas que proporcionam uma vista soberba da barragem do Alqueva.
Pernoitámos em Reguengos de Monsaraz e no regresso daquela vila medieval visitámos uma olaria artesanal em São Pedro do Coval, de onde nos dirigimos à aldeia da Luz para visitar o Museu da Luz, um verdadeiro repositório das memórias e identidades dos habitantes desta aldeia, que foi sacrificada em nome da modernidade. Ainda pela manhã, teve lugar um passeio de barco no maior lago artificial da Europa, com a duração de cerca de uma hora.
Seguiu-se um almoço num restaurante típico de Reguengos de Monsaraz em que todos os comensais puderam usufruir de uma bela experiência da comida típica alentejana. Logo de seguida rumámos à Quinta da Cartuxa, uma das mais prestigiadas vinícolas de Portugal - cujo escopo consiste em gerar recursos com vista ao cumprimento da sua missão, centrada no desenvolvimento social, cultural e educativo da região - propriedade da Fundação Eugénio de Almeida, onde teve lugar uma prova de vinhos e uma visita guiada.
Tínhamos que regressar, pois o fim do fim de semana aproximava-se rapidamente do seu fim, não sem que à passagem por Almeirim tivéssemos aconchegado os nossos estômagos com alguns petiscos da conceituada gastronomia ribatejana.
No cômputo geral os colegas manifestaram vivamente o seu regozijo, não só pelo passeio propriamente dito, como pelo ambiente de camaradagem que todos soubemos proporcionar.
Publicar um comentário