O antigo Presidente do SBC, Francisco Fernando Osório Gomes, faleceu esta manhã no hospital da Universidade de Coimbra.
Osório Gomes foi uma figura incontornável do sindicalismo democrático português. A sua atividade cívica podemos, mesmo, encontrá-la antes do 25 de Abril.
Integrou, pela primeira vez os Corpos Gerentes do SBC na lista candidata ao triénio 1970/1973 como vogal da Direção. No triénio 1980/1983 foi eleito Presidente da Direção, tendo-se mantido no cargo até 2007.
Sindicalista ativo e multifacetado, participou na constituição da CGTP em representação do nosso sindicato, em outubro de 1970, como também participou, enquanto sindicalista, no Movimento da Carta Aberta, que daria origem à fundação da UGT em outubro de 1987. Sempre em representação do SBC foi muito ativo na constituição da UGT, tal como hoje a conhecemos.
Esteve na origem da constituição e implementação do SAMS no SBC, iniciando-se, deste modo uma etapa nova inovadora e revolucionária nos cuidados de saúde dos Bancários do Centro.
Ainda na sua qualidade de sindicalista, desenvolveu e participou em várias lutas em prol dos bancários. Além de Presidente da Direção durante vários mandatos, exerceu diversos cargos no seio do SBC.
Na sua qualidade de militante do partido socialista, entre muitas outras atividades, fez parte da Comissão de Honra da candidatura de Manuel Alegre às presidências de 2011.
Foi deputado na bancada socialista, eleito pelo círculo eleitoral de Coimbra na década de 80.
Nesta hora de tristeza e de luto, o SBC lamenta a perda insuprível do sindicalista e do homem e apresenta as suas condolências à família.