Comunicado FEBASE

A administração do banco garantiu à Febase que já em outubro começará a aplicar as cláusulas em incumprimento. E afiançou que a reestruturação não afetará os postos de trabalho.

A Febase reuniu-se dia 17 de setembro, nas instalações do Montepio Geral, com a administração do banco, para debater a deficiente aplicação do ACT do Grupo.

A Federação quis obter respostas para a resolução de diversas falhas na aplicação da convenção coletiva, nomeadamente:

■Horário de trabalho e trabalho suplementar;
■Avaliação profissional e “apreciação especial”;
■Subsídio de falhas;
■Equidade salarial;
■Distribuição de resultados pelos trabalhadores;
■Promoções por mérito;
■Categorias profissionais;
■Processos de reestruturação.

Dividendos e promoções

Face ao questionamento da Febase, a administração garantiu que já em outubro o banco vai proceder à distribuição de resultados pelos trabalhadores, no cumprimento do disposto na cláusula 4.ª, Anexo IX do ACT. Também em outubro serão anunciadas as promoções por mérito, conforme a cláusula 22.ª do ACT.

A administração adiantou ter em curso a preparação do processo de avaliação profissional, em todas as suas componentes, que será implementado em 2019.

Do mesmo modo, está programado iniciar a “apreciação especial” (cláusula 23.ª), que garante a reavaliação de trabalhadores sem promoções ao fim de cinco anos. O processo terá o envolvimento das várias chefias.

Relativamente às categorias profissionais, ficou o compromisso de em 2019 ser implementado o disposto no ACT.

Reestruturação

A administração esclareceu ainda que o processo de reestruturação não implica redução de pessoal, pois trata-se de um plano estratégico de reorganização e oportunamente será dado a conhecer aos trabalhadores.

Quanto à equidade salarial, foi admitido que já foram dados alguns passos, embora o tema continue em estudo.

A Febase aproveitou ainda a reunião para sensibilizar a administração para o facto de o banco só pagar o subsídio de falhas a um trabalhador por balcão, situação que deve ser corrigida.

Os trabalhadores do Montepio Geral podem contar com a Febase.

19 | SETEMBRO | 2018

O Secretariado da FEBASE

Leia o comunicado AQUI.