Caros Associados do SBC,
Está a chegar o Natal, a época em que as pessoas trocam prendas e as cidades se inundam de luzes, de cores e sons harmoniosos. Mesmo os que não são crentes celebram esta quadra, porque o Natal é, acima de tudo, a festa da Família.
Por isso se justifica esta mensagem natalícia que dirijo a cada um dos membros da Família do SBC – os nossos Associados.
Todos sabemos, por experiência vivida intensamente, que os últimos tempos não têm sido fáceis.
Primeiro a pandemia, que durante mais de dois anos nos forçou a novas formas de viver, de trabalhar, de nos relacionarmos uns com os outros. Contra o mortífero vírus travou-se um combate planetário, que custou milhões de vidas, e em que os bancários assumiram um papel relevante e muito corajoso, estando na linha da frente a trabalhar para que as actividades económicas não parassem.
Ainda não se tinham dissipado as consequências da Covid-19, e eis que, em Fevereiro do ano que agora finda, o exército russo invadiu a Ucrânia, iniciando uma guerra que está a destruir aquele País, e cujas ondas de choque têm vindo a atingir todo o Mundo, com gravíssimas consequências económicas, sociais e políticas.
Todos os trabalhadores estão a ser afectados, pois sentem, no quotidiano, o brutal aumento do custo de vida, dos bens essenciais e dos serviços que não podem dispensar.
No que diz respeito aos bancários, temos preocupações redobradas com os reformados, que se vêem confrontados com esta vaga de aumentos numa altura em que, ao cabo de uma vida de trabalho intenso, bem mereciam gozar de algum conforto e de tranquilidade. Por isso continuamos a bater-nos contra a injustiça de terem sido excluídos da atribuição da meia pensão concedida aos outros profissionais.
Iremos defender esta causa em todas as instâncias, sabendo que os trabalhadores no activo apoiam a nossa posição, estando contra a ilegítima exclusão dos reformados.
Mas hoje, mais do que tratar de questões laborais, quero aqui transmitir a cada um de vós e às vossas Famílias, em meu nome e em nome dos restantes membros dos corpos sociais do SBC, o desejo de que esta quadra natalícia seja passada com saúde e alegria, e que 2023 seja um bom ano para todos vós!
Helena Carvalheiro
(Presidente do SBC)