Realizou-se no passado dia 11 de Abril de 2018 mais um Conselho Geral do Sindicato dos Bancários do Centro, desta feita, na altaneira cidade da Guarda, fechando-se assim o primeiro ciclo de reuniões descentralizadas deste órgão.

Iniciando com um ponto dedicado a informações, a ordem de trabalhos contemplava a apresentação, discussão e votação do relatório e contas de 2017, bem como a eleição dos representantes do SBC ao Conselho Geral da UGT Viseu, para além do habitual período para intervenção de sócios não Conselheiros.

Sendo  uma reunião bastante participativa, foram vários os Conselheiros que tiveram oportunidade de apresentar questões pertinentes á Direção do SBC, nomeadamente sobre os assuntos relacionados com o protocolo SAMS / Advancecare e com o projeto de sindicato de âmbito nacional.

Carlos Bicho, coordenador do Conselho de Gerência do SAMS e Fernando Miguel Pereira, vice-tesoureiro, procuraram esclarecer todos os presentes sobre situações pontuais que ainda suscitavam dúvidas no âmbito da saúde e do protocolo com a AdvanceCare.

O processo em curso para um sindicato de âmbito nacional suscitou, igualmente, o interesse e intervenção de muitos Conselheiros presentes. Helena Carvalheiro, presidente do SBC, explicou o caminho que tem sido percorrido com os outros parceiros da Febase e que existe um projeto de estatutos, apresentado às direções dos sindicatos intervenientes, a ser por estas analisado. A direção do SBC fez saber que o referido projeto já foi aprovado em reunião de direção e que da parte do Sindicato dos Bancários do Centro não se verifica qualquer entrave ao processo.

Pedro Veiga, tesoureiro, e Fernando Miguel Pereira apresentaram o relatório e contas referente ao ano de 2017, que, não suscitando dúvidas, questões ou pedidos de esclarecimento pelos Conselheiros, nem sendo alvo de qualquer reparo pelo Conselho Fiscalizador de Contas, foi colocado à votação pelo Conselho Geral, tendo sido aprovado por unanimidade em todos os regimes.

Foi também apresentada a proposta de lista de representantes ao Conselho Geral da UGT Viseu, que, colocada à votação foi aprovada por larga maioria.

_DSC6333