A estrutura sindical tem vindo a prestar apoio aos sócios, no âmbito do processo que teve início no passado dia 16 de junho, fazendo a ponte com o Gabinete Jurídico e a Direcção do Sindicato, para que os trabalhadores envolvidos possam, livre e conscientemente, decidir sobre as propostas que lhes são apresentadas.
A Comissão Sindical de Empresa do Grupo Banco Comercial Português, órgão da Estrutura Sindical que constitui o elo de ligação entre os trabalhadores do Grupo BCP e o Sindicato, procura, a cada momento, respostas mais simples e eficazes para as necessidades dos trabalhadores, assim como para o seu bem-estar social, fomentando a consciência dos seus direitos.
Neste sentido, tem vindo a lembrar, de modo responsável, que nenhum trabalhador se deve sentir coagido a aceitar uma proposta com a qual não concorde. Do mesmo modo, não poderá ser sonegado aos trabalhadores abrangidos o direito de reflexão e de obtenção de informação, reiterando que, para uma decisão livre e ponderada, não pode haver pressão condicionadora e redutora, devendo a vontade dos trabalhadores ser respeitada, sem excepção.
E há informação importante que pode ser obtida junto da Segurança Social, da Autoridade Tributária ou de um advogado.
Lança também o apelo para que todas as situações que indiciem algum tipo de pressão ou assédio sejam de imediato denunciadas.
A Comissão Sindical do Grupo BCP continuará, tal como a Direcção do Sindicato e as demais estruturas sindicais, a acompanhar este processo, disponível para todos os esclarecimentos, informações e apoio que os trabalhadores do Millennium bcp possam necessitar.