Comunicado da FEBASE:

Aos trabalhadores do Banco Popular

Não haverá despedimentos

A Febase, assim que tomou conhecimento do anúncio da compra do Banco Popular pelo Banco Santander, solicitou uma reunião à administração do Santander Totta.

Tendo tido lugar na tarde de 19 de julho, a reunião serviu essencialmente para a Federação saber como vai a instituição lidar com a situação resultante da integração do Banco Popular Portugal no Banco Santander Totta.

A administração fez saber que não tenciona abrir nenhum plano de reestruturação que passe, nomeadamente, pelo despedimento coletivo de trabalhadores.

Para além disso, informaram-nos que, a exemplo do sucedido em ocasiões anteriores, caso venha a constatar-se a necessidade de redução do quadro de pessoal, esse processo será aberto a todos os trabalhadores do Banco e não apenas a um conjunto específico de trabalhadores oriundos de uma qualquer instituição entretanto integrada no Santander Totta.

O processo de integração só se verificará após a conclusão do processo de compra, uma vez que são várias as instituições que têm ainda de se pronunciar sobre o negócio, nomeadamente o BCE e a DGComp.

Quanto aos trabalhadores da Primestar, a Febase foi informada que o Banco assumirá os compromissos existentes, nomeadamente quanto à possibilidade de regresso.

Os trabalhadores do Banco Popular podem contar com o apoio da Febase, não hesitando em entrar em contacto connosco sempre que considerarem necessário.

Pelo Secretariado da Febase.

Comunicado em .pdf aqui.