O Banco de Portugal está preocupado com o elevado endividamento. Por isso está a ponderar apertar os critérios de avaliação por parte dos bancos na concessão de crédito. O alerta é deixado pela entidade liderada por Carlos Costa, no Relatório de Estabilidade Financeira publicado nesta quarta-feira, que está preocupado com os riscos que tal pode acarretar para o sistema financeiro português.
“É fundamental que as instituições financeiras continuem a avaliar adequadamente e de forma prospetiva a capacidade de crédito dos mutuários, evitando a assunção de riscos excessivos nos novos fluxos de crédito, nomeadamente no crédito à habitação”, diz o BdP numa nota que acompanha este relatório. “A este propósito, o Banco de Portugal pondera adotar medidas com vista ao reforço da avaliação, pelas instituições de crédito, da capacidade creditícia dos mutuários particulares”, complementa assim o regulador do sistema financeiro português.
Entre aos elementos que podem ser ponderados no reforço da avaliação do risco por parte dos bancos incluem-se por exemplo uma maior exigência na taxa de esforço e na apresentação de mais garantias.
Leia a notícia completa aqui.
Créditos Catarina Melo - Eco.pt 6 de dezembro de 2017
Post a comment