Coruche acolheu no dia 30 de Setembro os pescadores finalistas dos tês Sindicatos da FEBASE, grandes entusiastas da pesca desportiva de rio, reuniram-se nas margens do pitoresco Rio Sorraia, para disputar aquilo que se antevia ser uma final nacional muito renhida. O evento, que trouxe até Coruche 34 pescadores finalistas, foi um verdadeiro sucesso reafirmando o Rio Sorraia como um destino de pesca muito relevante.

As condições climatéricas apresentaram-se muito complicadas para os pescadores, pois as temperaturas a meio do dia aproximaram-se dos 40º pondo à prova a condição física e resiliência de todos quantos ousaram enfrentar estas condições.

Após um rápido sorteio das zonas de pesca, os pescadores espalharam-se ao longo das margens do rio, ocupando os lugares que lhe couberam em sorte. Com habilidade e paciência, foram preparando todo o material que estrategicamente elegeram para enfrentar as condições que aquela massa de água lhes proporcionava.

A competição iniciou-se pelas 10h e à medida que dia avançava as capturas iam-se sucedendo, mantendo “quente” a competição. A emoção estava no ar e a competição em aberto.

Alguns pescadores apostaram na pesca “à inglesa”, como foi o caso de Jose Alves do SBC, procurando capturas de maior porte e com isso conseguir fazer a diferença, outros apostaram numa pesca “rápida” às abletes (peixe de pequeno porte muito abundante naquelas águas).

No decorrer do dia foi possível perceber que iscos com como o asticot, minhoca e milho doce eram os que melhores resultados estavam a apresentar, assim como engodagens que incluíam cânhamo, ervilhaca, bicho solto e milho doce.

Antonio Grave do NB (Mais Sindicato), sem grandes surpresas, sagrou-se Campeão Nacional. Profundo conhecedor daquela pista de pesca onde já foi campeão do mundo e onde treina regularmente, sabia o que o esperava e rapidamente adaptou as técnicas de pesca às condições que se lhe apresentaram. Pesou no final 2.390gr que lhe assegurou o 1º lugar da geral.

Destacamos uma prestação muito honrosa dos pescadores do SBC que, sem grandes conhecimentos daquela massa de água, conseguiram por Jose Alves (NB) um 2º lugar da geral, Rui Nunes 4º Lugar, Joaquim Mendonça 7º lugar e Jose Ferreira 9º lugar e ainda um 2º lugar por equipas constituída por Jose Alves, Joaquim Mendonça e Jose Lapa Napoles. Estão, por isso, de parabéns!

No final da prova a exaustão era bem patente no semblante dos pescadores e pedia uma refeição retemperadora em local fresco, assim, fomos muito bem acolhidos no “Coruchense” onde essas condições foram reunidas e onde todos tiveram oportunidade de recuperar forças e onde foi ainda possível proporcionar bons momentos de convívio entre todos.

Como habitualmente os vencedores foram anunciados com base na quantidade de peixe capturado e os prémios foram distribuídos de acordo com a tabela final de classificação, celebrando as conquistas de quem logrou os lugares cimeiros do pódium que premeia a dedicação e empenho.

O evento não foi apenas uma oportunidade para competir, mas também para apreciar a beleza natural do Rio Sorraia e promover a conservação do ambiente aquático. Os participantes demonstraram um grande respeito pela natureza, praticando uma pesca sustentável com a devolução de todos os exemplares pescados em perfeito estado ao seu habitat natural, garantindo que o rio permaneça saudável e com boas populações piscícolas. Com o sucesso deste evento, a expectativa é que a tradição da pesca no Rio Sorraia continue a prosperar nos anos vindouros para assegurar que futuras gerações possam usufruir daquele espaço em perfeitas condições.

 

Veja AQUI a classificação geral individual

Veja AQUI a classificação por equipas

Veja AQUI a classificação por zonas

Veja AQUI as fotos do evento