A Quinta da Boavista em Ílhavo foi, no passado dia 15 de outubro, o palco escolhido para disputar a final nacional da prova de pesca de rio, tendo envolvido os três Sindicatos da FEBASE (SBC, SBN e MAIS). A pista de pesca escolhida para esta prova reúne condições excecionais para a prática da modalidade, não só pela sua acessibilidade e limpeza dos pesqueiros, mas principalmente pela abundância de peixe de grande porte, maioritariamente carpas.
Havia uma elevada expectativa de que as capturas seriam abundantes e que os primeiros lugares seriam premiados por pesagens generosas. Apesar de ficarem aquém dessa expectativa, foram, ainda assim, bastante apreciáveis.
A pesca fez-se maioritariamente “à francesa” com montagens muito leves e os primeiros lugares obtiveram os melhores resultados com uma pesca a meia água.
As capturas foram-se sucedendo e cedo se começaram a delinear os potenciais vencedores de cada sector.
Os representantes do SBC, pouco familiarizados com aquela massa de água, tiveram bastantes dificuldades em “acertar” com a melhor técnica para enganar os grandes ciprinídeos, assim, as capturas foram, na sua grande maioria, peixes de pequeno porte que não têm o impacto na balança dos grandes exemplares, ainda assim, João Agostinho conseguiu um 3º lugar no sector tendo sido a melhor classificação do Centro.
Uma palavra de apreço aos restantes pescadores que representaram as cores do SBC pelo esforço e dedicação, certamente haverá mais oportunidades para melhores classificações, foram eles: José Costa Pinto (BBPI), António Marto (MBCP), Manuel Luís (BP), António Cascão (NB), José Maria Ferreira (BBPI), Fernando Gaspar (BBPI), Manuel Barqueiro (CGD)
No final das 3h e 30m de prova, a classificação final individual e por equipas ficou assim alinhada:
Individual (Top10)
1º Adélio José Machado, SBN-CGD – 1 Ponto (Peso 13,160 gr)
2º José F. Pereira Silva, SBN-BST – 1 Ponto (Peso 9,270 gr)
3º António José C. Grave, Mais-NB – 1 Ponto (Peso 7,810 gr)
4º Pedro Manuel Fernandes, Mais-NB – 2 Pontos (Peso 12,080 gr)
5º José A. Ribeiro, SBN-MBCP – 2 Pontos (Peso 6,520 gr)
6º Manuel Vitorino Pereira, SBN-NB – 2 Pontos (Peso 5,320 gr)
7º José António Vinagre, Mais-MBCP – 3 Pontos (Peso 8,270 gr)
8º João Agostinho, SBC-NB – 3 Pontos (Peso 5,280 gr)
9º Fernando Manuel Custodio, Mais-BBPI – 3 Pontos (Peso 5,180 gr)
10º José António S. Duarte, Mais-BBPI – 4 Pontos (Peso 7,680 gr)
Por equipas (Top3)
1º SBN3 (Ricardo Silva, Adélio machado, José Silva)- 6 Pontos (Peso 27,440Gr)
2º Mais1-NB (José António Grave, Pedro Fernandes, Alberto Costa) - 8 Pontos (Peso 24,970 gr)
3º Mais2- BBPI (Carlos Silva, Fernando Custódio, Luís Mota) - 14 Pontos (Peso 16,680 gr)
A prova constituiu uma oportunidade de reencontrar colegas que há muitos anos não se viam, pelas razões de todos sobejamente conhecidas e que levaram à suspensão de uma prova muito acarinhada por um elevado número de sócios.
Aceda ás fotos do evento AQUI