O Sindicato dos Bancários do Centro recebeu, no passado dia 2 de Agosto, a visita de uma delegação da estrutura representativa dos trabalhadores do banco moçambicano BCI, Banco Comercial e de Investimentos, dos grupos CGD e BPI, onde foi possível debater o momento atual da banca em ambos os países, os desafios que se apresentam às estruturas representativas dos trabalhadores e a forma como interage com os associados.
Emílio Fernando, Tânia Sousa e James Parking apresentaram-nos a visão de um jovem país, em desenvolvimento, que procura rapidamente encontrar respostas válidas e concretas para enfrentar as dificuldades que os bancários vivem e que, afinal, não são muito diferentes das que vivemos em Portugal.
Temas como o burnout, o assédio sexual e moral ou a exigência de resultados estão na ordem do dia na agenda de ambos os países e a partilha de experiências mostrou-se benéfica para a compreensão do modo de atuação de cada uma das estruturas e partilha de práticas com resultados comprovados.
Fernando Miguel Pereira, por parte do SBC, agradecendo esta visita, salientou a importância de manter boas relações com as estruturas de outros países e reforçar os laços de amizade.