Para inviabilizar que os trabalhadores da CGD sócios do SBC caíssem no vazio e ficassem sem a protecção da sua convenção colectiva, o SBC viu-se na contingência de dar o seu pré-acordo à revisão do Acordo de Empresa.
Como é do conhecimento dos trabalhadores, o SBC, bem como o SBSI, recusaram-se a aceitar o acordo que foi negociado entre a administração da CGD e o outro sindicato, pois entendiam que não estavam salvaguardados os interesses dos trabalhadores da CGD, apesar da tentativa da administração em impor ao SBC e ao SBSI aquele acordo.
Entretanto, em Janeiro prosseguiram as negociações, tendo-se alcançado algumas melhorias que não foram consideradas suficientes pelo sindicato para darmos o nosso acordo.
A juntar a estas dificuldades, em virtude de a CGD ter denunciado o AE em 2018, a sua administração podia pedir a caducidade da convenção vigente em 25 de Janeiro, ficando os nossos associados privados dos aumentos salariais de 2019 e 2020, podendo mesmo os trabalhadores ficar privados do seu apoio na saúde.
Face à situação criada, o SBC contactou pessoalmente ou por telefone a grande maioria dos nossos associados, que manifestaram a vontade de não inviabilizar a paz social que tem pautado as relações do SBC com a instituição, dando o seu acordo de princípio às melhorias alcançadas.
MELHORIAS ALCANÇADAS
Em relação ao Acordo alcançado pelo outro sindicato, no prosseguimento das negociações em Janeiro deste ano, o SBC alcançou as seguintes melhorias:
- SUBSÍDIO INFANTIL
O subsídio é devido desde o mês seguinte àquele em que a criança perfizer 3 meses de idade e até Setembro do ano em que se vencer o direito ao subsídio de estudo.
- ISENÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO
Os trabalhadores que à data da entrada em vigor do presente Acordo aufiram retribuição especial por isenção de horário não podem ver diminuído o montante que nessa data recebam àquele título.
-PROMOÇÕES POR MÉRITO
Garantia da introdução da salvaguarda de que na contagem, os 9 anos podem ser seguidos ou interpolados.
Coimbra, 27 de Janeiro de 2020
A Direcção
Leia o comunicado em pdf AQUI.