Administração garantiu retroatividade a janeiro deste ano, bem como o início da reclassificação de funções em 2020.
SBSI e SBC reuniram-se com a administração do Montepio Geral no dia 17 de dezembro, com o objetivo de fazer um ponto de situação relativamente ao compromisso assumido em julho sobre o cumprimento integral do ACT do banco. A revisão das tabelas foi outro tema em destaque.
No que concerne à revisão da tabela salarial e cláusulas de expressão pecuniária para 2019 – recorde-se que atualização de 2018 foi concretizada em agosto deste ano – a administração assumiu perante os Sindicatos a aplicação de um aumento de 0,8%, conforme acordado na revisão do ACT do Setor.
No entanto, a atualização salarial só será efetuada em fevereiro de 2020, embora com efeitos retroativos a janeiro
de 2019.
Avaliação
Quanto ao cumprimento do que foi assumido em julho com o SBSI e SBC, o banco aplicou já o disposto nas cláusulas 22.ª e 23.ª do ACT do Montepio (Avaliação Especial), o que permitiu a promoção de trabalhadores, já devidamente informados sobre as alterações nas suas carreiras.
O banco adiantou ainda que o estudo de equidade interna está finalizado, o que implicará atualização de funções, algumas reclassificações e consequentes progressões salariais.
Mas, atendendo ao impacto financeiro daquelas atualizações e à necessidade de analisar previamente as alterações com os trabalhadores abrangidos, a administração prevê um prazo de dois anos para ter o processo encerrado.
Já o terceiro ciclo de avaliação de mérito deverá estar concluído em 2020, o que permitirá então rever o Plano de Carreiras.
AS DIREÇÕES
Leia o comunicado em pdf AQUI